sábado, 17 de janeiro de 2009

Operação Valquíria

O último filme de Tom Cruise, já vem por aí com desafios. Mas não em relação ao próprio filme em si, e sim a mudança brusca no estilo do ator de filmes que estamos acostumados a assistir. Alguns estão recriminando o projeto mesmo antes da estréia aqui no Brasil, devido a escolha do ator [Cruise] ao estilo Segunda Guerra Mundial. Estilo já interpretado por outros grandes atores como Tom Hanks em “O Resgate do Soldado Ryan”.
O ator interpreta um oficial alemão durante a Segunda Guerra.
O filme dirigido pelo diretor Bryan Singer (X-Men 1 e 2), mostra no filme uma história real, a tentativa de matar Adolf Hitler.

Foi uma conspiração improvável na Segunda Guerra Mundial. Para recriá-la no cinema, Hollywood fez a opção mais inusitada por um herói durante suas férias: Tom Cruise, interpretando um oficial militar alemão.
Cruise, cujo visual norte-americano lhe rendeu sucessos como "Top Gun" (1986) e lhe levou ao estrelato, tem ultimamente se esforçado para reconstruir a imagem de bom moço. (pra mim não faz falta)
O complô protagonizado por Cruise foi um plano de oficiais alemães para matar Adolf Hitler na Segunda Guerra, com uma bomba, durante uma reunião secreta. O filme sobre essa conspiração ganhou o título de "Operação Valquíria", em que Cruise interpreta o coronel Claus Von Stauffenberg, que vem a ser o personagem central na tentativa de assassinar o líder alemão.

O filme conta com um elenco de peso.
Elenco: Tom Cruise, Thomas Kretschmann, Terence Stamp, Kenneth Branagh, Eddie Izzard, Bill Nighy, Carice van Houten, Kevin McNally, Christian Berkel, David Schofield e Tom Wilkinson

A estréia de "Operação Valquíria" estava programada inicialmente para meados de 2008, mas foi adiada para o Natal [2008]. A equipe teve dificuldades para conseguir permissão para filmar em pontos históricos alemães, mas no final, foram autorizados sem mais dificuldades.
O orçamento caro do filme foi citado por gente da indústria como uma das razões para que Paula Wagner, parceira de Cruise em produções anteriores, deixasse em agosto o cargo de presidente-executiva da United Artists. Hoje a produtora da então dupla Cruise & Wagner.

O diretor Singer, no entanto, tem outra visão de Cruise como Stauffenberg. Ele encara o filme como um thriller, um gênero em que o ator se sai muito bem, como na série "Missão Impossível". Para o diretor, Stauffenberg é também um herói, por haver tentado matar um dos mais notórios vilões do século 20, contou o diretor.
O público parece concordar com críticas variadas e contra uma competição dura, "Operação Valquíria" se saiu bem nas bilheterias na estréia do dia de Natal nos Estados Unidos. Calcula-se que tenha arrecadado US$ 8,5 milhões em ingressos.


“Operação Valquíria” tem estréia mês que vem aqui no Brasil.
E por ser Tom Cruise, acho que vale o esforço conferir “Ethan Hunt” no figurino alemão.

Nenhum comentário: