sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Slumdog Millionaire

Pude ver a nova produção de Dany Boyle, competentíssimo diretor de Trainspotting, A Pria e O Extermínio resolveu se aventurar para o lado da Índia, mais específicamente Munbai.

Antes que vocês perguntem, não... ele não fez o filme por causa da nova novela das 20hs da Globo (na verdade acredito que foi o contrário).

Como já falei outras vezes, gosto de ver filmes que fogem do circuíto hollywoodiano para podermos identificar novos talentos. Neste caso um pouco diferente pois o diretor já é conhecido, mas vamos nos ater no filme. Quem quer ser milionário (Slumdog Millionaire, 2008) traz a história de 2 irmãos que nascem e se criam na Índia que não conhecemos... Suja, miserável, com muitas riquezas para uns, e trapos e uma vida desenganada para outros. Assim como Fernando Meirelles mostrou o Rio de Janeiro que nós conhecemos para o mundo, favelados, crianças que querem assumir o comando do tráfico para se tornarem poderosos perante aos olhos de ninguém.

Não por acaso faço esta comparação já que em vários momentos você relembra CDD. Mas diferente da produção brasileira este não conta a história da escalada na vida do tráfico, mas sim o malabarismo que jovens normais tem que fazer para sobreviver neste mundo insano. Tendo que sobreviver a cada dia literalmente. Mas peço a todos que não se choquem com a cena de tortura que abre o filme, ela se mostra muito útil no decorrer do filme, assim como o Show do Milhão made in Munbai também.

Com uma confusão entre fugas, perguntas e respostas que valem 20.000.000,00 de Rúpias (Moeda indiana) somente Boyle para costurar tudo e mostrar até no último minuto da produção que tudo é coerente com o filme, inclusive a real história da produção. Coloque de lado o pré conceito sobre este tipo de filme e não deixe de assistir esta produção.

Nenhum comentário: