domingo, 20 de dezembro de 2009

xray AVATAR
(Avatar de James Cameron, 2009)

metro_bom

avatar_11 Finalmente sai nas grandes telas (incluíndo IMAX 3D) o alardeado filme de 10 anos de produção de James “Titanic” Cameron, mas antes algumas considerações.

James Cameron é, ainda hoje, uma das mentes mais brilhantes que Hollywood tem. O mínimo que se deve fazer para assistir a um filme em que ele esteja envolvido é respeito, afinal de contas, a geração mais joven pode não ter conhecimento, mas Cameron criou o universo de Alien e Terminator, além de assinar a direção do filme mais lucrativo da história do cinema. Titanic, continua sendo o longa de maior sucesso já lançado. Entre 1996 e 1998, o fenômeno arrecadou US$ 1,835 bi. E no seleto time dos filmes que ultrapassaram a casa de 1 bilhão de doláres está Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, de Peter Jackson, que empata com ele no quesito premiações, ambos ganharam 11 Oscars, o recorde da Academia. E Batman o Cavaleiro das Trevas que arrecadou no mundo todo 1.1 bilhão de doláres.

avatarjpg-df23b281fac78caa_large Com toda esta bagagem era natural o frenesi de todos para aguardar o lançamento desta produção. Agora se pergunte será que valeu todo este tempo de espera?

A resposta é tão crítica que vou ter que dividí-la em duas:

Quesito História: Infelizmente Avatar não trás nenhuma inovação neste quisito, a história é mais do que batida, casal de tribos (nação, cor, raça, credo ou o que mais você preferir, mas podemos definir também como Romeu e Julieta) que acabam deixando de lado as diferenças de seu povo por um grande amor. Ouso ainda comparar a história a O Último Samurai com Tom Cruise, mas nem por isso a avatar-review história é ruim, afinal de contas todos gostam de histórias de amor (até a gente que diz que não gosta) mas acho que Cameron poderia ter investido menos no romance e mais na ação do filme, já que ao longo de suas 2 horas e 40 minutos a mairo parte do filme mostra a vida no planeta Pandora e os efeitos que ele levou 10 anos para criar, mas apartir daqui temos que mudar o quesito.

Quesito Efeitos: … sem palavras, Cameron fez o que Tolkien fez com Senhor dos Anéis. Ele criou todo um universo para chamar de planeta Pandora, desde a fauna a flora do planeta, tudo foi pensado nos avatar_movie_03-550x308 mínimos detalhes onde é difícil de acreditar que ele criou tudo aquilo. E para aqueles que nunca viram filme 3D, não poderia ter filme melhor para assitir e ao mesmo tempo conhecer a tecnologia. OS EFEITOS SÃO PERFEITOS!!!! Com todas as palavras em maiúsculo mesmo, até hoje vimos cenários com animações 3D, em Avatar é ao contrário… ou não… Sinceramente sai do cinema sem saber o que era real e o que era digital tamanha era a perfeição… Digo isso por que não posso dizer que o laboratório onde todos trabalham é real, já que só posso dizer que o planeta Pandora não é real por que sabemos que ele não existe. Cameron conseguiu inovar mil anos no cinema, e se você se surpreendeu com Senhor dos Anéis e a Batalha das Minas ou com a luta de Neo contra 100 Agentes, vá vê Avatar, você vai ver que ainda não tinha visto cinema digital até hoje.

Dica: Pegue as últimas fileiras no cinema para não ter problemas com as legendas, e de preferência para ver em 3D. Apesar de caro, vale cada centavo do ingresso.

Nenhum comentário: