sábado, 31 de janeiro de 2009


Diretores do Cinema!

Olá pessoal...

Depois de quatro dias ausente aqui do Blog, tenho uma explicação muito convincente para todos vocês. Se é que eu fiz falta! (risos)Pois ainda escrevendo este belo “ping-pong” (eu e o Josef) de os “10 Mais...”, consegui terminar e postar para vocês “Os 10 Mais Diretores do Cinema”.
Material muito longo e selecionado foi colhido.Claro que é do conhecimento de todos (cinéfilos e não-cinéfilos), que o cinema hoje (hollywoodiano e não- hollywoodiano) possui muitos ótimos diretores de cinema. Uns já consagrados e conhecidos, e outros que podem virem ser consagrados e muito conhecidos. Como o que já vem acontecendo com um dos nossos diretores brasileiros, Fernando Meirelles.
Breve Meirelles estará entre os 10!
E já de antemão, peço desculpas caso tenha esquecido um ou outro diretor. Mas como sabem bem, a lista de bons diretores é enorme. E classificação dos mesmos não foi nada fácil para montar esta lista de Os 10 mais... Ou Os mais 10..., como queiram.

O papel de diretor teve ínicio com ele próprio. Por assim dizer, no início do cinema, não havia nenhum meio técnico disponível, e quem tivesse vontade de filmar, deveria tomar todas as iniciativas para satisfazer sua vontade. Sendo assim, os diretores escreviam suas próprias histórias, produziam, às vezes atuavam e por fim montavam o filme.
Foi quando Hollywood entrou em cena neste mercado bilionário junto do hoje famoso “croma key” (o fundo azul para aplicar efeitos especiais e visuais), e junto agregando as câmeras digitais.
Com o pólo de produção de cinema, os filmes ganharam outra função, que acabou por se tornar uma espécie de monarquia do cinema: O Produtor.E foi daí em diante que começaram as grandes produções milionárias. O produtor junto ao diretor, escolhendo roteiro, atores, locações, empresas de efeitos especiais e visuais, fotografias e etc.
Resumindo: Isto que vimos hoje chama-se Cinema!
É claro que não consigo e muito menos posso dizer ou classificar o ótimo ou o bom diretor. Já que nesta lista, é claro que não tem o “Ruim”. E como é uma lista de “Os 10 mais Diretores”, a mesma obviamente não segue uma ordem de bom à ruim ou vice-versa.
E para não haver desmerecimento por nenhum deles, resolvi seguir uma risca menos desmerecedora, a ordem alfabética. Assim ficamos com o livre arbítrio para classificar estes diretores tendo como base e ínicio seus nobres nomes.

Então, Luzes, Câmeras, Ação... Os 10 Mais Diretores do Cinema!


Idade: 38 anos
Nascimento: 30/07/1970
País de nascimento: Reino Unido
Local de nascimento: Londres, Inglaterra

Christopher Nolan começou a fazer filmes ainda criança, quando tinha apenas sete anos de idade, usando uma câmera de seu pai. Estudou, anos mais tarde, literatura inglesa na Universidade de Londres, onde começou a produzir curtas-metragens. Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado “Following” (Seguinte).
Logo em seguida veio a se consagrar e realmente entrar para o ramo cinematográfico com o filme “Amnésia”, escrito e dirigido pelo próprio. Mas a consagração não demorou muito, assim como para vários outros diretores, e entre outros que até hoje tentam buscar o reconhecimento e o sucesso.
Nolan conseguiu o mesmo em um curto prazo de tempo, recriando e nos trazendo e automaticamente nos levando ao cinema, não para re-ver. E sim para começar a ver o verdadeiro super herói dos quadrinhos, “Batman Begins, 2005”!
E anos mais tarde nos surpreende novamente com a seqüência “Batman – O Cavaleiro das Trevas, 2008”.
Simplesmente originalíssimos!



Idade: 54 anos
Nascimento: 16/08/1954
País de nascimento: Canadá
Local de nascimento: Kapuskasing, Ontário

James Cameron, como é conhecido, é baichareu em física pela Universadade da Califórinia. Mas não seguindo a carreira, pendeu para um outro sonho, que por fim ou começo, veio a ser outra paixão. O Cinema!
Cameron teve um ínicio conturbado produzindo filmes sem nenhum sucesso.Entre eles estão, As Piranhas e Piranhas Voadoras.
Mas mesmo assim não desistiu do sonho.
Em seguida além de produzir, escreveu “O Exterminador do Futuro”, Arnold Schwarzenegger, 1984.
Foi então onde alcançou o alge do sucesso e o respeito dos outros diretores de hollywood.
Depois este físico ganhou respeito veio a ser notado novamente por ser o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme de cem milhões de dólares, “True Lies, 1994”.
E três anos depois repetiu a façanha superando-se novamente com duzentos milhões de dólares, com o “Titanic, 1997”.
E este reconhecimento não parou de crescer, sendo também um dos mais respeitados a se trabalhar com efeitos especiais, dirigindo clássicos da ficção científica como “O Exterminador do Futuro 2, 1991.
Piranhas, nunca mais!



Idade: 62 anos
Nascimento: 23/09/1946
País de nascimento: China
Local de nascimento: Guangzhou

Sr. Woo, como também é conhecido, é um diretor chinês, considerado mestre em filmes ação.
A seu sucesso começou na china como o título “Fervura Máxima, 1986 (A Better Tomorrow)".
E também, ainda na china, com o outro título "O Matador, 1989 (The Killer)".
E a sua consagração foi em Hollywood, sendo convidado por Jean Claude Van-Damme para dirigir “O Alvo, 1993 (Hard Target)”.
O filme na época não teve muita aceitação pelo publico e crítica. E nem teve bons resultados em termos comerciais. Mas o que despertou a atenção da produção hollywoodiana foi às cenas de luta e as cenas de tiro em câmera lenta (slow motion), ambas as seqüências bem coreografadas.
E apesar do seu tamanho o respeito e a admiração veio a ser notória com os filmes “A Última Ameaça (Broken Arrow), 1996” e “A Outra Face (Face Off), 1997”.
A Outra Face é até hoje considerado por críticos e fãs sendo o melhor trabalho de John Woo. Dizem inclusive que este é o auge de sua carreira, e que não irá fazer filme melhor!
Que todos estejam errados em sua afirmação!



Idade: 43 anos
Nascimento: 17/02/1965
País de nascimento: Estados Unidos
Local de nascimento: Los Angeles, Califórnia

Bay está entre poucos que começaram a carreira com o pé direito. Parecendo que não teve ínicio, e sim, que já começou pelo meio e hoje atingindo o sucesso.
Mas Michael Bay teve ínicio sim! Começou dirigindo comerciais para TV de empresas como Coca-Cola, tendo como protagonista a modelo Gisele Bündchen. E comerciais de carro para a grande Volkswagen.
Depois do filme “A Rocha (The Rock), 1996”, ser reconhecido como um diretor respeitável, Bay veio a receber uma indicação ao Prêmio Framboesa de Ouro de Pior Filme, por "Armageddon, 1998”. E parecendo não estarem satisfeitos, deram mais duas indicações ao Prêmio Framboesa de Ouro de Pior Diretor por “Pearl Harbor, 2001”.
E depois de tanto massacre sob Michael Bay e com seu trabalho, hoje ele tem o reconhecimento e a consideração de ser o mestre em cenas de ação junto de explosões.
E tal reconhecimento veio de ninguém mais que Steven Spielberg. Convidando Bay a dirigir “Transformers, 2007 e Transformers – A Vingança dos Derrotados 2009”.
A justiça tarda, mas não falha!



Idade: 47 anos
Nascimento: 31/11/1961
País de nascimento: Nova Zelândia
Local de nascimento: Pukerua Bay


Depois de trazer para as telas do cinema o filme comédia/terror “Os Espíritos, 1996”, Peter Jackson onde atua como um motoqueiro teve uma pequena pausa.
Ainda assim a mesma sem nenhuma explicação viemos vê-lo novamente em uma cara (U$) super produção.
Ainda assim a mesma sem nenhuma explicação viemos vê-lo novamente em uma cara (U$) super produção.
Dito por ele próprio, este sim seria o filme de realização profissional. A sua vontade era tanto que não viria o porquê de dar certo.
Foi quando pequeno que ganhou o livro “O Senhor dos Anéis de J.J. Tolkien” que decidiu ao termino do mesmo que seguiria a carreira cinematográfica.
E em 2005 assinou outra superprodução milionária, “King Kong, 2005”, clássico remake de 1933.
Em King Kong, há, dentro do navio, uma jaula com a inscrição "Sumatran Rat-Monkey - Beware the bite!" - uma homenagem ao terceiro filme de Jackson, Fome Animal.
Jackson recebeu o melhor salário em Hollywood já pago há um diretor por dirigir King Kong. 20 milhões de dólares! Sendo assim, vindo a ser o diretor mais bem pago de Hollywood.
Fez por merecer!



Idade: 45 anos
Nascimento: 27/03/1963
País de nascimento: Estados Unidos
Local de nascimento: Knoxville, Tennessee

Tarantino ganhou sucesso rapidamente no início da década de 1990 com é claro, “Pulp Fiction e Cães de Aluguel”.
Por estes e outros roteiros longos e surreais e nos passando diálogos como se estivéssimos ali presentes.
O marcante também, é o uso da violência não premeditada nas cenas que estamos acostumados a assistir.
A violência acontece sem ser premeditada ou anunciada, e quando acontece é rápido. Tendo as vezes que retroceder para vê-la novamente com mais atenção.
Os filmes de Tarantino trouxeram um novo padrão de filmes familiares norte-americanos.
Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90.
A sua útima revolução veio de uma simples dica a série “James Bond – 007”.Que voltaria a dar certo se houvesse sérias mudanças no personagem, sendo elas, menos piadas retórigas e bem menos ainda aparatos tecnológicos.
Produtores e diretores seguindo sua dica e muito menos sem ao menos ser convidado a participar da produção de “007 – Cassine Royale, (2006)”, com direito a continuação “007 – Quantum of Solace (2007)”, hoje soubemos que a dica foi seguida, e que valeu a pena ao menos tentar.
Só não foi divulgado se Tarantino recebeu alguma participação nos lucros ou um “muito obrigado” com um tapinha nas costas.



Idade: 71 anos
Nascimento: 30/11/1937
País de nascimento: Reino Unido
Local de nascimento: Inglaterra

O cineasta inglês teve as portas abertas para Hollywood com o filme ''Os Duelistas, 1977". Diga-se de passagem, que foi um filme bem pequeno em comparações hollywoodianas de hoje. Mas rendeu à Scoott ótimos frutos para os dias de hoje.
E três anos mais tarde o diretor emplacou um sucesso sem limites, com a ficção científica “Alien – O 8º Passageiro, 1979”. E coincidentemente também três anos mais tarde, nos trouxe “Blade Ranner, 1982”.
E pra fechar com chave de ouro e indicações ao Oscar, Scott teve o seu reconhecimento com o “O Gladiador, 2000”.
Realmente sem mais palavras.
Nossos parabéns, Ridley Scott!



Idade: 62 anos
Nascimento: 18/12/1946
País de nascimento: Estados Unidos
Local de nascimento: Cincinnati, Ohio

Não é por estar em 8º desta lista que este nome e pessoa é desmerecido pelo nosso Blog. Pois temos muito respeito, carinho e admiração pelos seus inúmeros trabalhos já realizados.

Este judeu sendo uma criança inteligente desde pequeno e fascinado por cinema, fez vários filmes caseiros durante a sua infância e adolescência.
E já aos 21 anos foi contratado pelo estúdio Universal, que havia ficado impressionado com ''Amblin''', curta-metragem que marcou a sua estréia profissional no cinema.
É claro que são muitos e inúmeros filmes feito por Spielberg. E como vale lembrar, não temos aqui muito espaço para falar de todos os seus filmes.
Mas daremos uma breve homenagem falando de alguns deles, como: E.T. o Extraterrestre (1982), os Indiana Jones (de 1984 a 2007), A Lista de Schindler (1993), O Resgate do Soldado Ryan (1998) e o A Guerra dos Mundos (2005).
Nos desculpe Spielberg, mas acredito que não seja preciso fazer mais citações.
Porque quem não conhece o seu trabalho, este acima já é mais do que um motivo para então, conhecê-lo.



Idade: 64 anos
Nascimento: 21/06/1944
País de nascimento: Reino Unido
Local de nascimento: Stockton-on-Tees, Inglaterra

Bem, como podemos notar, acredito que não seja necessário mencionar que Tony e Ridley Scott são irmãos, e da mesma profissão.
Apesar de serem irmãos, ambos tem estilos diferentes de e dirigir.Tony Scott se consagrou no cinema com o filme “Top Gun – Ases Indomáveis, 1986”.
Em seguida veio com Um Tira da Pesada 2 (1987), Amor a Queima-Roupa (True Romance 1993), Maré Vermelha (1995), Chamas da Vingança, (2004) e Déjà Vu, (2006).
E é claro, entre outros muito bons.



Idade: 67 anos
Nascimento: 14/03/1941
País de nascimento: Alemanha
Local de nascimento: Emden, Lower Saxony

Petersen, sobre a onda do sucesso, foi então confiado um verdadeiro kolossal, a produção germano-americana “A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte) 1983”, a produção alemã mais cara desde o fim da guerra (60 milhões de marcos), mas as arrecadações foram superiores.
A partir de então o caminho deste diretor foi de sucesso e sem longas pausas, em 1985 realiza o seu primeiro trabalho pela 20th Century Fox inteiramente americano “Inimigo Meu (Enemy Minez)”, um filme de ficção científica.
Petersen hoje trabalha estavelmente nos E.U.A., sempre tendo em mãos suas capacidades técnicas e narrativas que lhe escancararam as portas de Hollywood.
Como por exemplo, sendo considerado um martirie e insubistitúvel marítimo, “Mar em Fúria, 2000”.
E veio a se consagrar neste estilo, com o outro filme marítimo “Ponseidon, (2006).
Então, tenham sempre em mãos uma bóia antes de assistir seus filmes.

E aqui termina este filme de “Os 10 Mais Diretores”. E aqui sobem os créditos.

Espero que tenham gostado pessoal!

Um comentário:

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis