sábado, 31 de janeiro de 2009

Gran Torino

Antes de tudo vamos ao carro. Este senhoras e senhores é um modelo clássico da Ford fabricado em 1972. Um carro para aqueles "jovens senhores" poderem dar uma volta e se exibir bastante por terem um exemplar destes. Em comparação de hoje, podemos dizer que seria o mesmo que ver um cara de 40 anos andando em uma BMW modelo Z4, quem não gostaria né.

Este mesmo carro foi personagem de uma minisérie da decada de 70, Starsky & Hutch que foi feito filme em 2007 (se não me engano) onde Starsky venerava o seu Gran Torino envenenado.

De volta ao post original... o que dizer de um filme de Clint Eastwood, produzido e dirigido pelo senhor de 72 anos que nos trouxe filmes como Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992), O Mundo Perfeito (A Perfect World, 1993), Poder Absoluto (Absolute Power, 1997), Crime Verdadeiro (True Crime, 1999), e mais recentemente Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004). Que iterpretou não só nestes filmes mas em muitos outros... confesso que temos que nos segurar para falar sobre esta lenda do cinema.

Nos atendo somente ao filme... o mesmo se mostra a vida de um velho no final da vida, viúvo, veterano de guerra que lutou na Coréia e que os filhos querem colocar no asilo para não se transformar em um problema, vendo como família e único motivo de vida e alegria uma família Coreana que mora ao lado. No início do filme vimos encarnado um veolho rabugento que em certo momento nos dá raiva, e no final caminhando para uma reprise de Os Imperdoáveis, acabamos amando e torcendo pelo velhote que teima de certa forma a continuar fazendo belíssimas produções que (para não estragar a surpresa) consegue transmitir uma mensagem de maneira simples... Apesar das diferenças, todos somos iguais, independete de sermos da mesma família ou não... todos somos iguais.

Bom pessoal, encerro por aqui para não estragar as surpresas que o filme tem, mas aconselho.... se você quer ver um bom... mas BOM... ou melhor, UM ÓTIMO filme... não deixem de assistir a Gran Torino.

Nenhum comentário: