quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Os Goonies


Deixando um pouco de lado como eu sempre gosto de começar a escrever, “Raros e Caros Cinéfilos”.

Eis aqui uma nova categoria no Blog para mais uns Posts.

“Há 20 anos...!”.

Confesso que fiquei muito empolgado com esta categoria e logo em seguida me vi um pouco perdido e confuso sobre o que escrever.

E por assim dizer consegui me reencontrar pensando no meu filho, JV. O que ele iria/irá gostar de assistir quando adolescente e por quê?

Esta parte da pergunta eu respondo: Porque o meu cinéfilozinho ainda não teve a chance de desfrutar de ótimos filmes de nossa adolescência.
E na minha adolescência assim como na de vários vocês o filme que me marcou bastante e ainda tive a chance, se não sorte, de assistir no cinema foi o clássico “Os Goonies”.

Falando por vários e acho que até bem mais, este é o filme que todo o adolescente gostaria ver, rever e seguir tendo como exemplo para aventuras reais e atuais.
Então porque não começar escrevendo “Raros e Caros Cinéfilos”?!


Raros e Caros Cinéfilos...

Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos - os "Goonies" - resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. É quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas.

E esta é a história deste clássico da adolescência! Simples assim e sem rodeios.
Pois adolescente não tem tempo a perder tentando entender o que se passa naquela tela enorme. E na seqüência o que acaba chamando realmente a atenção são as paisagens, roteiros verdadeiros, efeitos especiais, muita coisa engraçada e aquele pensamento de “Uau... Era isso o que eu queria fazer!”.


É claro que é normal termos vontade de ser ou fazer algo que vimos em um filme que gostamos. Mas filmes como este entre outros essa vontade é sem dúvida sem nenhuma maldade.
E esta vontade acaba caindo no esquecimento e indo embora quando atingimos a maior idade.

Os Goonies, com certeza, é um filme que marcou a infância de muita gente. E que veio a ajudar a se tornar hoje este cinéfilo que você é.

É só falar do Willie Caolho, ou do Sloth (Chocolaaaaate) pra todo mundo voltar a ser uma criança feliz. Esquecendo todo e qualquer problema que, você hoje adulto, com certeza tem.

Acredito que muitos, assim como eu e o meu irmão (Josef), sente falta de 20, 30 anos atrás de poder viver novamente aquela história assistindo como se fosse pela primeira vez voltando no tempo.

Os Goonies é um filme de 1985, produzido por Steven Spielberg (não precisa citar, acredito que todos conheçam seu portifólio), escrito por Cris Columbus (dirigiu Homem Bicentenário, Harry Potter e Uma Babá Quase Perfeita), e dirigido por Richard Donner (Os Máquina Mortífera).


Na época, teve um extremo sucesso. Conta com a participação de Cyndi Lauper, cantando a música-tema The Goonies ´R´ Good Enough".



Elenco (Da esquerda para direita):
Jonathan Ke Quan (Richard "Data" Wang)
Sean Astin (Michael "Mikey" Walsh)
Martha Plimpton (Stefanie "Stef" Steinbrenner)
Corey Feldman (Clark "Bocão" Devereaux)
Kerri Green (Andrea "Andy" Carmichael)
Richard Donner (Director)
Jeff Cohen (Lawrence "Gordo" Cohen)
Josh Brolin (Brandon "Brand" Walsh)

Fora da foto

John Matuszak (Lotney "Sloth" Fratelli)
Robert Davi (Jake Fratelli)
Joe Pantoliano (Francis Fratelli)
Anne Ramsey (Mama Fratelli)
Lupe Ontiveros (Rosalita)
Mary Ellen Trainor (Irene Walsh)
Keith Walker (Irving Walsh)
Paul Tuerpe (Xerife)


Pessoal, prefiro encerrar com um pedido simples: Dêem esta chance aos seus filhos de poder sentir de verdade o valor e a importância da adolescência. De como é importante esta fase para qualquer um de nós.


Pois “Os Goonies” faz parte da educação de qualquer criança. Meu pai me passou isso sem precisar usar palavras (até porque muita coisa eu não iria entender), e conseguiu nos dizer muito usando somente esta bela película. E é o mesmo que farei com o meu(s) filho(s).

Encerramos o Post com 2 belas sequências, a abertura do filme na dublagem clássica da Sessão da Tarde e Uma montagem com a trilha sonora original mostrando os atores ontem e hoje.





Crianças, “Há 20 anos... Os Goonies”.

Nenhum comentário: