terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Olá Pessoal;

Gostei muito de fazer o post sobre as 10 aberturas e resolvi criar outras listas que prentendo ir postando conforme estiver pronto. E claro, aceito sugestões de listas tbm...

O cinema sobrevive de histórias, podem ser reais, inventivas, para rir ou chorar, mas não deixam de ser histórias. Pensando nisso vou fazer várias seleções tendo como base um gênero ou caracteristica (assim como os mais cool) para mostrar a vocês.

Não posso dizer que começaremos com... por que o primeiro foi as aberturas, mas em segundo trago "OS 10 TEMAS PARA O FIM DO MUNDO". Espero que gostem (para mais informações sobre a produção clique no título do trailer).

A idéia um dia foi original... as vezes do espaço, as vezes vindos do futuro e mais recentemente escrevizando a raça humana. Não existiria o gênero se não fosse os Robos do mal.
Genêro explorado desde a década de 50 veio a ganhar notoriedade em 1984 com a junção de Arnold Schwarzenegger, piada Austríaca que tentava virar ator usando como cartão de visitas o fato de ter sido Mr. Universo. E outra piada mas este Canadense de Ontário diretor do sofrível Piranhas 2 - Piranhas Voadoras. Quem diria que os 2 juntos revolucionariam o gênero da ficção de científica e robótica com O Exterminador (The Terminator, 1984). Quem não teve a oportunidade de ver o filme no cinema (assim como eu) e ficou com raiva cada vez que o vilão voltava dos mortos para revelar ao final que não tratava-se de um humano mas sim de um robô vindo do futuro. Dispensável dizer o que aconteceu com a dupla né.

The Terminator


Mesmo sem a grande maioria não dar bola para o que pode acontecer com o mundo daquí a uns anos todos tem medo de eventos naturaias tais como o Tsunami. Efeito estufa, aquecimento global, El niños e La niña tem nos atormentado nos últimos anos, sendo assim nada melhor do que uma produção que mostre, muitas vezes em detalhes, o que pode acontecer com o nosso mundo daqui a algum tempo. Como representante do gênero podemos colocar aqui O Dia depois de amanhã (The day after tomorrow, 2004), nada se compara ao mestre do gênero destruição Roland Emerich, o alemão entrou para o meio através de Independence Day e conseguiu se solidificar com maestria com o filme em questão. Afinal de contas, não é qualquer um que consegue imaginar Manhatan sob uma expessa camada de gelo.

O Dia Depois de Amanhã


Quem nunca ficou encucado com o fato de um meteôro bater na terra novamente (segundo os pesquisadores) que atire o primeiro meteorito. Nada mais comum para o fim do mundo do que um meteorito em rota de colisão com a Terra. Bom representante é Armageddon (Armageddon, 1998) do mesmo Michael Bay dos Transformers. Aqui ele vê um enorme cometa em rota de colisão com a terra que só poderá ser destruído se for enviado uma equipe de perfuradores profissional capitaneados por Bruce Willis no papel de Harry S. Stemper.

Armageddon


Incrível como estamos minados de super inteligentes que pretendem dominar, ou acabar com o mundo. Mas além disso o ponto principal é sempre os EUA, o mais incrivél é que sempre temos alguém do nosso lado competente o suficiente para acabar com os planos do vilão. Neste caso não conheço ninguém melhor para representar o gênero que o James Bond, pelo menos servia já que agora a história teve uma alteração drástica na vida do herói. Mas tudo bem, sempre existe um Jack Bauer de plantão para assumir o posto.

007 e o Foguete da Morte


Antes de descobrir que X-Men dava dinheiro, a enxurrada de monstros que tentam dominar o mundo foi praticamente insuportável. Mas o representante é não um velho monstro, mas sim um novo Cloverfield - O Monstro (Cloverfield, 2008) Cloverfield, filme baratíssimo que mostra a invasão de um monstro em uma cidade (novamente Manhatan) mas do ponto de vista de quem está no meio do problema, confesso que adoro este tipo de visão.

Cloverfield


Hoje este problema não nos assola mais, mas na década de 90 com a divulgação de um dos vírus mais mortal na época, direto da Africa o vírus Ebóla que teve um filme somente pra ele com Dustin Hoffman, Morgam Freeman e Rene Russo no elenco. Epidemia (Outbreak, 1995) conseguiu reproduzir na telona a preocupação e o pânico que tinhamos de uma guerra biológica.

Outbreak


Qual o cristão (por assim dizer) que não gosta de um bom apocalípse, como disse o filho do criador, que atire a primeira pedra. Por mais batido que possa parecer o gênero sempre corremos para o cinema para assitir a uma produção que traga o tema. Para ilustrar este gênero apresento o filme mais recente do gênero com a vencedora do Oscar Hillary Swank, A Colheita do Mal (The Reaping, 2007) que conta a história do que parece ser a vinda do anticristo no corpo de uma criança. Caso este que deve ser investigado por uma pesquisadora que conhece de cor uma razão científica para cada umas das 10 pragas biblicas.

A Colheita do Mal


Este é um gênero que mesmo que a produção seja duvidosa, eu não deixo de ver, apesar de ter conhecido as produções do Mestre e Criador do genêro, George Romero, muito tarde, não dispenso um bom filme com comedores de miólos. Ilustra este pedaço A volta dos mortos vivos (The Return of Living Dead, 1985) que mostrava, após uma visita irresponsável do tio e sobrinho ao porão da loja para ver um tónel com um desmorto que após rompido infestou a mesma com o gás que cria os mortos. Este seria o maior problema se não fosse o fato de estarem ao lado de um cemitério.

A volta dos mortos vivos


Depois de Epidemias, Eventos naturais, não podemos esquecer que algumas coisas criadas pelo homem podem acabar com o nosso mundo também, até mais fácil do que qualquer outro por, sinal. Estamos falando de armas nucleares, e estas produções tem como foco mostrar o quão devastador seria se algo deste tipo acontecesse. Quem puxa a trinca é O Dia Depois de Amanhã (The Day After, 1983), não a produção de Emerich mas sim uma para televisão, que trazia na época o ator falastrão do então sucesso Loucademia de Polícia, Steve Guttenberg no papel principal. Que veio a marcou sua época pelas cenas fortes do impacto de uma guerra nuclear.

The Day After


Um apocalípse não estaria completo e muito menos a nossa lista sem os homenzinhos verdes para nos incomodar, as vezes trazidos no gênero de ação, as vezes como suspense, as vezes como comédia, mesmo assim garantia de grandes lucros para a indústria cinematográfica.

E encerramos com chave de ouro literalmente... Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005) mostra a visão de Spielberg para a invasão dos seres de outro planeta. Este em específico gerou polêmica pelo seu desenrolar da história, que no meu ponto de vista, é o melhor de todos do gênero. Já que ao contrário do que muita gente pensava, a invasão é somente o pano de fundo para apresentar o relacionamento entre pai e filhos interpretados por Tom Cruise, Justin Chatwin e Dakota Fanning.

Guerra dos Mundos


E assim terminamos a nossa lista, espero que tenha gostado do Post e até a próxima lista dos 10 mais. ;)

Nenhum comentário: