segunda-feira, 19 de maio de 2008


Como no final desta semana (quinta para ser mais exato) estréia o mais novo episódia da série indiana Jones, nada melhor para abrir mais uma sessão do blog intitulada como "Acervo de Ouro". Esta sessão visa relembrar aos antigos e mostrar aos jovens que não só de novas produções e efeitos vive a indústria, existe muita coisa boa feita a alguns anos, que merecem o título de acervo de ouro.

Quem poderia imaginar que um simples professor de história poderia ser um aventureiro de mão cheia. Este é o Dr. Jones para os alunos, Indiana Jones para os inimigos, Indý para as conquistas amorosas e Júnior para o Seu pai caracterizado absurdamente bem por Sean Connery.

A saga começa em 1981 com uma caçada pelo artefato que assombra todos os religiosos do planeta. A Arca da Aliança. Artefato este procurado por Hitler para ajudá-lo na conquista mundial.

Os primeiros minutos de filme mostram ele atrás de um ídolo no que parece a América do Sul, e devido aos federais acaba em busca do que promete ser a descoberta do século.

Harrison Ford em ótima forma da vida ao arqueólogo mulherengo do título, e o mais interessante é que não era para ele ser o Indiana e sim Tom Selleck (do seriado Magnum) . Como todos sabem o personagem é cria de George Lucas (Pai de Luke Skywalker e Cia.) e o ator já havia trabalhado com ele em Star Wars fazendo Han Solo, piloto da Milenium Falcon, nave icônica espalhada pelos 3 últimos episódios da sequ~encia de 6 filmes. Após o Tom Selleck se machucar ele acaba optando por Harrison, que com certeza foi uma das escolhas mais acertadas para o filme.

O filme se tornou cult por todos os ingredientes que o trouxe a vida, tudo que os adultos viram quando eram crianças, mistérios, armadilhas, romance e uma dose acertada de ação, fórmula esta criada por outro Gênio. Steven Spielberger, já vindo de outros sucessos, deu sua visão única ao filme.

Em um projeto com Spielberg, consagrado diretor da época, Lucas, Pai de um dos (se não o mais) famoso projeto da época e Ford diante das câmeras, nada poderia dar errado, e claro, nós saimos ganhando nesta reunião de grandes amigos.

Desta reunião nasceram mais 2 filmes que foram o Tempo da Perdição que conta a história de um templo indiano onde a maldade impera junto com feitiçarias e sacrifícios humanos. Por sinal este é o filme que eu mais gosto dos 3, por ser a única história em que ele não foi chamado ou contratado. ele simplesmente cai de paraquedas, ou melhor, bote salva-vidas em meio a uma vila assolada por este mal. A frase que fica na cabeça de todos... "Kalimá... Kalimá sha tide". E a Última Crusada, que trata da última fronteira entre o Homem e a história de Jesus Cristo, onde ele junto com o Pai que não vê a alguns anos vão em busca do Cálice Sagrado, utilizado por Jesus Cristo na Santa Ceia e que promete dar a vida eterna a quem beber dele.

E agora, 19 anos depois é lançada a 4 aventura do Arquiólogo Aventureiro caçando uma Caveira de Cristal na América do Sul, até aqui tudo o mesmo, com exceção dos vilões que agora não são mais os Alemães Nazistas, mas simos Russos, que estão atrás do artefato.

Quem não viu os filmes prepare-se para ótimas risadas e boa diversão, esta trilogia representa como ninguém o gênero aventura nas locadoras. E claro após assistir à Trilogia, corra para a sala mais próxima para ver Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal que estréia dia 22/05 mundialmente mas tem pré-estréia por todos os cantos do Brasil.


Nenhum comentário: