quinta-feira, 25 de junho de 2009

xray Transformers – A Vingança dos Derrotados (Transformers – Revenge of the Fallen de Michael Bay, 2009)

transformers-fallen Antes do lançamento do filme, o frenesi era tão grande que o Bay chegou a declarar que este era o seu melhor filme e que dificilmente ele iria fazer algo melhor.

Transformers chegou as telas no último dia 23 fazendo muito barulho… e só. Calma, calma, não estou dizendo que o filme é ruim, mas ele só repete tudo o que já foi mostrado até aqui. Não existem novidades no universo dos robos e se você quer ir ao cinema para ser apresentado a algo novo, esqueça, você vai ganhar o mais do mesmo. Mas afinal qual o problema, se for mais do mesmo Transformers de 3 anos atrás, então está ótimo, afinal de contas o público alvo da produção não são os interessados em filmes de tramas profundas e crises existencialistas, então talvez na dúvida de errar o diretor manteve o mesmo passo.

Sobre a declaração, é compreensível que ele tenha esta impressão,  já que tudo de bom que ele utilizou nos filmes anteriores está lá. Pegue todas as cenas revolucionárias que Bay criou nestes últimos anos para ilustrar vamos ao mapa da mina.

Os Bad Boys (1995) ele lançou a câmera que gira transformers2_6em torno dos heróis para mostrar a dramaticidade em cenas de ação. A Rocha (1996) novamente a câmera mas desta vez ele fez o que ninguém tinha feito, acertou na dose de drama e ação onde alguns até choram assistindo a um filme de ação. Armageddon (1998) a cena das destruições com a queda dos meteoros é simplesmente espetacular, tanto que ele ganhou o título de melhor diretor de sequencias de explosão. Pearl Harbor (2001) o que ele conseguiu fazer nas sequencias dos porta aviões afundando é imprenssionante até hoje. Bad Boys 2 (2003) a sequencia do tiroteio dentro da casa dos Haitianos em que a camera passa de uma sala para outra através dos buracos de bala é maravilhosa.

Agora você junta tudo isso e adicione robos gigantes e você terá Transformers. Você deve estar perguntando o que tem de errado nisso tudo, e eu respondo, nada. Já que todos os filmes foram e são sucessos até hoje, então não perca tempo e vá ver o filme no cinema, e de preferência um com a tela bem grande e o som DTS. Mas não corra, pois tudo que vai aparecer você já viu, só será de angulos diferentes ;)

Nenhum comentário: