sexta-feira, 13 de junho de 2008


Cinema - Em Casa

Estou abrindo aqui um parenteses para as estréias de filmes no circuíto de Porto Alegre, mas antes disso, vamos ao que está passando nas salas na Capital Gaúcha, usando como base o melhor canal para se saber o que está rodando na Capital que é o portal do Terra.

Pré-Estréia
Bella - Estamos bem Mesmo sem Você - Jogo de Amor em - Las Vegas - O Sol

Estréia
A Outra - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto - Chega de Saudade - Fim dos Tempos - O Incrível Hulk - Todos contra Zucker - Valsa Para Bruno Stein

Em Cartaz
A Era da Inocência - A Vida dos Outros - Across the Universe - As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian - Control - Efeito Dominó - Em Paris - Homem de Ferro - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - Longe Dela - Na Natureza Selvagem - O Melhor Amigo da Noiva - O Signo da Cidade - O Sonho de Cassandra - Quebrando a Banca - Sex And The City - O Filme - Speed Racer - Um Beijo Roubado

Vamos começar pela Pré Estréia.

Lembro que o Terra não tem absolutamente nada com a programação escolhida pela salas de cinema na capital, pois é a direção do grupo que escolhe o que vai passar a onde.

Filmes Bella, Estamos bem mesmo sem você e O Sol
Contam histórias de uma jovem camareira solteira que vive na cidade de Nova York,
Um homem é abandonado pela mulher e passa a criar sozinho os dois filhos e sobre o dia em que os japoneses ouvem pela primeira vez a voz de seu imperador, que convoca seu exército e seu povo a pôr fim às hostilidades respectivamente.

Por um acaso chamou a sua atenção qualquer um
destes filmes? Baseado em que que eles escolheram estas bombas para passar nas suas salas? Nada contra os Filmes, pode até ser que sejam bons (levando em consideração que o cinema arte normalmente é uma b0$t@). Mas quem ouviu falar disto, onde foi divulgado que "isto" iria estreiar ou pré-estreiar em PoA neste findi? Será que existe uma lei que obriga as salas a colocar estes fimes no circuíto?

Levando em consideração o que já está no circuito vocês vão entender a minha indignação.
Será que ninguém consulta os espectadores sobre o que querem ver? Sim, é a única explicação que existe pra isto por que qual o outro motivo para que se tenha tanta bomba em cartaz em PoA. Quais são os critérios utilizados para se escolher os filmes? Temos 4 Multiplex em Porto Alegre (Conjunto com 3 ou mais salas de cinema em um local) que enumero no seguinte ranking:

1º Unibanco Arteplex (8 Salas)
2º Cinemark (8 Salas)
3º Cinesystem (5 Salas)
4º GNC - Praia de Belas Shopping (3 Salas)

Depois temos outras salas como Guion, Aero Cine, Vitória e Arcoíris que normalmente passam filmes que saíram de febre ou já enfraqueceram bastante a sua arrecadação, restanto somente a pequena fatia dos que querem rever ou não puderam ver por que estavam em "Marte" na época de lançamento.

Temos no círcuito filmes como Um Beijo Roubado, Speed Racer, O Signo da Cidade, Longe dela, A vida dos outros e etc, enquanto temos Indiana Jones, Homem de Ferro, As Crônicas de Narnia, Efeito Dominó entre outros perdendo espaço para estas produções, será que eles não enxergam que juntando todos estes não dá a arrecadação do Indiana Jones por exemplo? Eu particularmente já vi o filme mas conheço várias pessoas que não tiveram oportunidade e gostariam muito de vê-los na grande tela.

Acredito na explicação de que uma grande sala perde muito deixando um filme que já esfriou em uma sala que poderia ocupar uma estréia, mas será que esta estréia vai render tanto assim que justifique a troca?

Vi por um absurdo Sex and the City desbancar em uma semana o Indiana Jones do primeiro lugar da bilheteria com direito a fetiches de chicote e tudo. Gosto não se discute realmente, não entendo como pode um seriado que só fala baboseiras e sexo entre os do mesmo sexo fazer sucesso, mas respeito quem gosta, mas em proporção, quem gosta mais do que? Prova da minha certeza foi que 1 semana depois Sex and the City estava na Quinta colocação no Ranking e Indiana Jones de volta ao primeiro lugar. Prova de que houve uma oscilação no mercado, mas que a múmia do Harrison Ford não estava morta. Já pensou se tivessem tirado o filme de circuíto, quanto teriam perdido? Nada justifica esta manipulação.

Vocês podem se perguntar que eu sou machista por não gostar de Sex and the City, ou que só quero ver as mentiras e piadas de Indiana ou ainda a pancadaria do Homem de Ferro. Mas não é este o caso, estamos falando de oferta para quem procura, business por assim dizer e é justo esta parte que não entendo.

Tudo bem, eu aceito, temos que renovar as salas e atrações, se não por certas pessoas estariamos com Matrix em cartaz até hoje, mas por favor me expliquem, o que justifica O Incrível Hulk entrar no circuíto em PoA junto com Chega de Saudade, Valsa para Bruno Stein e ainda não conseguir desbancar Sex and the City e o Amigo da Noiva?

Temos aproximadamente 40 salas de cinema em PoA, tem cabimento um filme destes não estreiar no Praia de Belas por exemplo? Será que é por causa do público alvo como funciona descaradamente o Moinhos Shopping que não passa filmes de ação?

Depois eles reclamam que a indústria sofre com a pirataria, mas beleza, continuem assim colocando dinheiro na mão de quem vende O Incrível Hulk por R$ 5,00 na porta do cinema. Acredito que em proporção "eles" vão ganhar muito mais dinheiro, Mas isto é papo para outro papo de cinéfilo.

Nenhum comentário: