Hoje assistia um filme que a muito estava curioso para assistir por tamanha ser a sua febre perante ao público. Como pode várias pessoas que leram os livros e foram sedentas para ver o filme estarem errados!? Após as suas quase duas horas de filme fiquei em dúvida sobre qual TAG deveria ter este post, e após conversar com minha esposa resolvi escrever um Papo de Cinéfilo.
Palavras do mestre Stephen King em uma entrevista que deu recentemente sobre a escritora Stephenie Meyer, criadora da Trilogia de vampiros teens formada por Crepúsculo, Lua Nova e Eclípse.
“Eu acho que sirvo como fonte para alguns escritores, e isso é muito bom. Tanto Rowling e Meyer são direcionadas a jovens, a diferença é que Jo é uma escritora maravilhosa e Stephenie Meyer não consegue escrever algo que vale a ser tão merecedor. Ela não é muito boa.”
Após falar sobre a escritora ele falou sobre a história do livro:
“uma história de uma geração de garotas que querem participar numa jornada de amor e sexo e um cara que as ame e as proteja como Edward”. Dito isso que mestre, sigo com meu humilde texto!
A produção me fez refletir sobre como o cinema tenta retratar de forma alienada a realidade vivida hoje por todos os jovens, Representados por Matrix, Entrevista com Vampiro entre outros, os grandes Blockbusters tem a sua arrecadação forte por que a grande maioria do público se identifica com a história que é utilizada como pano de fundo para o trabalho.
Desde sempre, homens ou mulheres já viajaram na idéia de virar vampiro e ter os seus poderes, viver para sempre, permanecer sempre jovem estas coisas… A menina que disser que nunca sonhou ser mordida por um Brad Pitt do Século XVIII estará mentindo. Com o passar dos anos novas modas surgem e o esteriótipo comsumidor jovem também mudou, e infelizmente para a minha tristeza a moda do momento é ser Hemo. Nada contra (nem a favor) mas pega uma história de vampiros e coloque adolescentes hemos para interpretar e você terá o filme.
Uma versão pobre e sem cabimento de um Romeu e Julieta onde a mocinha quer sim viver entre vampiros, e o Viilão que seria o vampiro que proteger donzela da orda de sangue sugas. Ter este tipo de premissa consegue ser pior do que ver o Predador fazendo “armas para dar de presente a um humano para lutar lado a lado contra aliens perdidos na terra.
Stephenie conseguiu pegar todo o conceito do vampirismo e jogá-lo no lixo, manchando pra sempre com a sua obra títulos como Drácula de Bram Stoker ou o próprio Entrevista com Vampiro. Uma história mais lúdica impossível, sim por que agora os vampiros podem andar a luz do sol, o encomodo é mostrar que a sua pele parece ser coberta por diamantes. ou por que seus olhos ficam catanhos alaranjados… ah! tenha dó de nós… cinéfilos de verdade.
O que deixou a produção tão… tão… me falta palavras, mas a direção de Catherine Hardwicke que de decente no seu curriculum só tem pérolas (Aos Treeze e os Lords de Downtown), ficou ridícula, cenas de vôo que com certeza fazem Woo Ping (Coreógrafo de Matrix) se revirar e ter pesadelos. E o elenco é capitaneado por Kristen Stewart (quem???) que trabalhou em Zathura, Jumper entre outros como segundo rosto (sim, por que ela não é nem coadjuvante) e Robert Pattinson que só havia feito pontas em Harry Potter.
Você pode estar se perguntando por que eu não escrevi para o Não assista então? Não! Por que lá ninguém daria bola (não que vão dar aqui) mas o texto é para chamar a atenção dos pais… pais que vêem os filhos vestidos de preto, dizendo que estão deprimidos, andando as escondidas e os dias inteiros em frente ao computador. Pais estes que questionam os filhos e estes respondem que são “Hemos” e os pais não dão bola por acharem que é só uma moda que está acontecendo agora. E são estes mesmos pais que vêem fotos dos filhos mutilados na internet por estarem deprimidos, ou no pior dos casos se suicidam narrando a história em um blog com o título “Querido diário, hoje eu desisti”.
Por favor… levem seu filhos ao cinema, invistam um tempo para entender o que se passa com eles, incentive a leitura de bons livros até que seu caráter esteja formado para daí sim eles tomarem as próprias decisões e não cometer estes erros no futuro, fiquem atentos aos sinais pois as vezes o que achamos que é moda, que é coisa de criança ou adolescente, pode acabar se tornando banal fatos como o de um jovem que matou a mãe e baleou o pai por que o proibiram de jogar vídeo game.
Fiquem atentos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário