quinta-feira, 7 de maio de 2009

umavezeuvi.gif


A Casa do Espanto (House)

A_Casa_do_Espanto_cartaz.jpgBom gente, quem não se lembra deste filme, para mim, foi um marco nos filmes de terror. Lembro muito bem que quando esse filme saiu para passar na televisão, eu fiquei torrando a paciência do meu pai para ver, e quando chegou o bendito dia, eu resolvi não olhar, ora bolas, naquela época eu deveria ter o quê uns 8 anos mais ou menos, mas não teve jeito, o coroa sentou ao meu lado do sofá e disse: "tu não queria ver o filme, agora só sai daqui quando terminar de assistir.", me lembro que fiquei tendo pesadelos durante dias por causa do filme, principalmente por causa do "Soldado-Caveira". Mas vamos falar sobre algumas coisas sobre o filme então.


Essa produção, de 1986, é tão esquisita que continua até hoje dividindo opiniões, alguns consideram o filme muito bom (meu caso), outros, porém, vêem neste "A Casa do Espanto" uma verdadeira bomba. Incrivelmente, o filme parece ser as duas coisas ao mesmo tempo. Nos créditos iniciais, ficamos sabendo que o filme foi feito pelos mesmos caras que alavancaram a série "Sexta-feira 13".


O diretor é Steve Miner (que dirigiu as Partes 2 e 3 de Sexta-feira 13), o produtor é Sean Cunningham (que dirigiu o primeiro filme da franquia), a música é de autoria de Harry Manfredini (que trabalhou em vários filmes da série, e compôs o famoso "tchi, tchi, tchi, ah, ah, ah, ..."), e o dublê Kane Hodder, que mais tarde ficaria famoso interpretando Jason nos filmes da Parte 7 em diante, aparece aqui sob a maquiagem do "Soldado- Caveira", que surge no clímax do filme.


Quem conhece o trabalho desses caras sabe que seus filmes costumam ficar sempre entre a tênue linha que divide o "muito bom" do "muito ruim". Alem disso, essa obra foi concebida em uma época em que os filmes de terror eram direcionados quase que exclusivamente ao público adolescente, e com isso vinham quase sempre acompanhados dos clichês do susto fácil e do humor barato (que geralmente não tinham graça nenhuma, diga-se de passagem).


Basicamente, a trama do filme esta centrada em torno de Rogger Cobb (William Katt), MGOH-William-Katt.jpgum escritor e ex- combatente do Vietnã, que após se separar da esposa, muda-se para uma grande e antiga casa, deixada como herança por uma tia que suicidou-se. A partir de então, a vida de Rogger se transforma em um horrível pesadelo, pois além de ter de conviver com a lembrança do filho, que desapareceu misteriosamente justo nesta casa, terá ainda que se defrontar com uma série de assombrações e criaturas sobrenaturais que começam a surgir de forma cada vez mais intensa.


Um pouco sobre: O ator William Katt nasceu em 1951 em Los Angeles, California. Ganhou conhecimento após protagonizar a série de TV "O Super Herói Americano". Em filmes atuou em "Carrie, a Estanha" e "Piranha". O americano de Pasadena, California, George Wendt, nasceu em 1948, sendo muito conhecido como comediante de televisão e pela comédia de FC "Alien Avengers".

O cineasta Steve Miner nasceu em 1951 em Connecticut. Conta com quase 30 trabalhos, sendo que começou sua carreira trabalhando com diretores importantes como Wes Craven e Sean S. Cunningham. Seu gosto por horror pode ser conferido em "A Casa do Espanto", "Sexta-Feira 13", "Warlock, o Demônio", "Halloween H20" e "Pânico no Lago".

O produtor Sean S. Cunningham nasceu no ano 1941 em New York, responsável por famosas franquias da história do cinema de horror, "Sexta-feira 13", além de "Abismo do Terror", "A Casa do Espanto", "Freddy x Jason" (2003). Já Fred Dekker nasceu em 1959, de San Francisco, California, além de escrever a história de "A Casa do Espanto", dirigiu e roterizou os filmes "Noite dos Arrepios", "Deu a Louca nos Monstros" e "Robocop 3".



Nenhum comentário: