segunda-feira, 25 de maio de 2009

ha20

O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express de Alan Parker, 1978)

expresso_meianoite_capa

Nossa, 1978! Eu tinha apenas 3 anos de idade e nem sabia o que era filme. Pois este foi mais um que me marcou bastante!
Quando o assisti, já estava na adolescência. E a tal marca não foi só pela violência. E sim pela tamanha brutalidade junto de abuso de poder.
Em uma terra onde os mais fortes fazem as leis. E não os políticos!
É claro que não lembro em detalhes, e sim, de alguns flash’s marcantes. Além é claro, da história!

Sinopse: Billy Hayes, um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é detido, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena. Só lhe resta mergulhar num inferno de torturas, atrocidades e loucura.

expresso_meianoite_cena O mundo inteiro está careca de saber que os americanos, políticos ou não, são muito mal vizados aqui fora. Se eles [os americanos] querem ser bem tratados e vistos, não podem sair de sólo nativo.
Esta, vem a ser uma história real, roteirizada a partir de uma autobiografia do próprio Billy Hayes. Que agil inescrupulozamente errado (sendo americano) na Turquia. E logo com drogas!

expresso_meianoite_cena2

Este não foi um filme na época para se assistir como os filmes de prisão de hoje em dia. Onde simplismente torcemos e saibamos como o mocinho se sairá no final. Onde o importante é saber como o próprio se sairá.
O Expresso da Meia-noite, não! Você assiste sem ter a idéia de como terminará. E sofre as duas horas de filme junto com Billy Hayes. Sem ter idéia a cada cena mostrada.

expresso_meianoite_cena3

O filme é de deixar qualquer ser humano a beira da loucura de tanta raiva e ódio. Tendo apenas uma idéia do que são as prisões lá fora. Onde o filme não esqueceu de contar o pequeno detalhe de como é a “visita íntima”, interrompida por um vidro sujo e pouco brilho. Mas que mesmo assim, e ajuda de um pequeno detalhe da moça, a imaginação se encarrega do resto. (risos)

Porquê Expresso da Meia-Noite?… Então assista, e não perca o trem!

Nenhum comentário: