quinta-feira, 11 de junho de 2009

top10

Os 10 Filmes que definiram a década de 80.

anos80

Eu não sei quanto tempo depois do término deste post/postado os cinéfilos fiéis estão lendo. E apesar desta categoria dar trabalho para se escrever, ela [Os 10 mais…] é uma ótima opção de liberdade para escrever o que vem à mente sobre filmes.
E isto aconteceu comigo no dia seguinte, após ter assistido o bombástico Sexta-Feira 13 – 2009, desculpa Overless. (risos)
Pois eu sei que a indicação do meu irmão foi das melhores inteções, pedindo pra eu assistir o Jason 2009. Mas como escrevi no final: Gosto não se discuti.
E o Jason 2009 me fez lembrar dos melhores filmes (na minha modesta opinião) que literalmente mudaram e definiram esta década. Que é também literalmente a paixão deste meu irmão.
Então Overless, encare este post como um presente. E que o Jason me serviu e inpiração.

Cinéfilos e Overless,… Os 10 Filmes que definiram a década de 80.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
(Raiders of The Lost Ark de Steven Spielberg, 1981)

indiana_jones_capa

Quem nunca assistiu ou nunca ouviu falar deste super herói carismático e aventureiro. Não sabe o que está perdendo e/ou não é deste planeta.
Indiana Jones é o personagem que fez e faz parte da nossa adolescencia aventureira.
”Hoje a Rede Globo exibirá Indiana Jones…”, este era e é um ótimo pré-anuncio de propaganda  de Temperatura Máxima ou Tela Quente. Qualquer uma dessas opções leva o nome deste ícone do cinema ao pé da letra.

indiana_jones_cena

O primeiro filme do Indiana Jones, o arqueólogo que enfrenta nazistas e toda sorte de perigos, mas não suporta cobras e nem separar-se de seu chapéu. Mais do que este filme em particular, cito a série inteira, pois Indiana Jones e o Templo da Perdição e, principalmente, Indiana Jones e a Ùltima Cruzada são também geniais e muito, mas muito aventureiros.
Histórias que fazem parte do quadro de criações de George Lucas.
Estes fazem parte da minha coleção pessoal.

*****
Guerra nas EstrelasO Império Contra-Ataca
(Star Wars – Empire strikes back de George Lucas, 1983 a 2008)

starwars_capa

A saga estelar de George Lucas, de poucas direções cinematográficas, teve seu ponto alto no segundo episódio (sendo o quinto filme) de Star Wars. Esta saga estelar de George Lucas. Este 5º filme tem uma importância maior que os outros, porque nele somos apresentados ao mestre Jedi Yoda, e nele vimos todo o poder do Império. Neste episódio os vilões vencem no final e, especialmente falando, neste temos o apice da história. Que é o primeiro duelo de Sabres de Luz entre Luke Skywalker e Darth Vader, que revela: "Luke, eu sou seu pai!" (nossa!)

starwars_cena

É, escrever e falar sobre esta obra cinematográfica milionária, é simplismente sem comentários. Até porque são filmes escritos e produzidos de trás para frente. (risos)
Eu poderia deixar este post um livro de tanto escrever sobre Guerra nas Estrelas. Mas este, não é o foco! E sim sobre tais mudanças nesta época. E este sim, com certeza fez parte da vida de muita gente.

Que a força esteja com vocês!

*****

O Super-Homem II (Superman II de Richard Lester, 1980)

superhomem_capa

Em Superman II, o homem de aço enfrenta seus mais poderosos oponentes, Zod e seus seguidores, que por também serem kryptonianos possuem os mesmos poderes de Kar-El, o que garante cenas de lutas memoráveis e muito bem coreografadas.
Nesse filme, Lois Lane descobre que Clark Kent é o Superman. Sendo assim, os dois se casam, ele abdica de seus poderes, tornando-se um humano comum, levando uma surra numa lanchonete e devolvendo a humilhação no final. É o mais empolgante de todos e, por mais que se façam outras produções agora e no futuro, Christopher Reeve será sempre o verdadeiro Super-Homem.

superhomem_cena

Eu sei que bato aqui, bastante nesta tecla de remake. Mas é algo que não me canso de falar. Ainda há quem diga que, o remake – re-começo de Superman – O Retorno, 2006 seria um novo começo. (risos)
Serviu apenas para provar uma coisa: O que foi bom, sempre será! E o que é/foi bom, não se mexe. Portanto, deixa quieto e não te mete!

*****

Os Goonies (The Goonies de Richard Donner, 1985)

gooniescapa

Meu Deus!
Não sei se sou a pessoa mais indica a escrever sobre este que mudou não somente a minha infância, mas sim de muitos adolescentes na década de 80.
Este serviu e serve de inspiração até hoje, tratando-se de filmes de aventura juvenil.
Os Goonies é o melhor filme infanto juvenil já feito. Para mim chega a ser o melhor filme de todos os tempos no gênero aventura. As aventuras dos cinco amigos que procuram o tesouro escondido de um antigo pirata, enfrentando bandidos - cartunescos - para evitar a destruição de suas casas. É imbativel na memória das crianças dos anos 80. Eu, nós, vocês…!
E eu digo com muito orgulho: Este eu assisti no cinema com o meu pai! (muitas saudades)

gooniesadulto

Até não sei ao certo, se nós deveríamos nos tornarmos adultos um dia. Ainda mais quando passamos por ótimos momentos. Hoje é claro, sou adulto e pai de família. E claro, ser adulto também é “bom”, em certos momentos. Mas na adolescência não. É totalmente ao contrário. É ótima esta fase. E é quando mais torcemos (em momentos ruins), que chegue logo a maior idade. (risos)
Mas só vamos perceber que esta troca não vale a pena quando se chega às responsabilidades de um adultos. (risos)
Tudo bem, faz parte!

*****

E.T. – O Extra-Terrestre
(The Extra-Terristral  de Steven Spielberg, 1982)

et_capa

Ainda tratando-se da adolescência. Em vez de um cachorro de estimação, porque não um Extra-Terrestre? (risos)
O pequeno extraterrestre cabeçudo era uma febre no início dos anos 80. Acho que foi a primeira vez que um filme se utilizou de todos os meios possiveis para se promover e fazer marketing. Todo mundo só falava em E.T.. E a verdade é, que, era impossivel não lagrimejar e não rir com aquela criatura horrorosa repetindo: "Eliot. Eliot". (risos)
E a Drew Barrymore, quanta diferença!

et_cena

Eu sei que talvez possa estar exagerando. Mas é muito importante falar sobre como este simples filme ensina para as crianças o quão importante é uma amizade. Seja ela de onde for!
O que vale mesmo é valorizarmos uns aos outros. E nunca, jamais trocarmos isto seja pelo o que for.

*****

De Volta Para o Futuro 
(Back to the Future de Robert Zemeckis, 1985)

de-volta-para-o-futuro_capa

Ainda no mesmo ano [1985], nos deparamos com um rapazinho e um professor com a aparência de Eisnten muito louco.
Ambos são amigos quase que (se não for), inseparáveis e super aventureiros tratando-se de viajar no tempo em busca de encrenca, aventura e concertar o que está, ou por vir estar errado. (risos)
O Dr. Emmet Brown e Martin McFly são os protagonistas da mais louca e perfeita série de filmes dos anos 80. De Volta Para o Futuro é perfeito em todos os sentidos. Atores, direção, roteiro e até merchandising. A história tem emaranhados tão grandes, vai para o passado, depois para o futuro, passado de novo, presente, que qualquer um poderia se perder nela, mas Robert Zemeckis em nenhum momento perdeu o fio condutor, fazendo com que não haja furo algum.

de-volta-para-o-futuro_cena

O Dr. Emmet Brown é a própria encarnação do cientista louco, e o Michael J. Fox, mesmo com o mal de parkinson, mesmo que tenha 90 anos, será lembrado para sempre como o mais tipico adolescente dos anos 80 em busca de aventuras inusitadas.

*****

Curtindo a Via Adoidado 
(Ferris Buller’s day off de John Hughes, 1986)

curtindo_vida_doidado_capa

Levante a mão agora, quem nunca sonhou em fazer o mesmo que Ferris?… Ou ao menos nunca tenha matado um dia de aula tirando o mesmo apenas para se divertir com a namorada e o amigo?
É isso aí pessoal, o diretor e escritor  John Hughes conseguiu definir toda essa vontade em uma película de quase duas horas. Sem deixar um detalhe para trás.
Este é um filme que trata/tratou muito bem o pouco  de pensamento contrários dos nossos pais. (risos)

curtindo_vida_doidado_cena

E se os nos pegarmos ou ficarmos sabendo mais tarde sobre tais aventuras que os nossos filhos se meteram, com certeza Ferris Bueller’s nos virá à mente.
Este filme foi a escola para a nossa juventude.

*****

Máquina Mortífera (Lethal Weapon de Richard Donner, 1987)

lethalweapon_capa

Agora deixando um pouco de lado os vários filme de aventura. Partimos para dois anos à frente dando espaço para esta dupla e mestre em cenas de ação.
Martin Rigs e Roger Murtaugh adoram se meter em encrencas apenas para corrigir o que está errado, por a escória atrás das grades ou mandar os miseráveis desta para melhor. Só que o mais importante de tudo isso, é nos proporcionar não somente com cenas bem elaboradas de ação. E sim, carregado em um ótimo roteiro para nos fazer rir e lagrimejar.

lethalweapon_cena

Uma série que reuniu com maestria ação e comédia no mais alto louvor. Sem deixar nada a desejar em história e ação.
Tendo sempre variados vilões a altura para a dupla.
Uma pena que o filme ficou apenas no papel.

*****

O Exterminador do Futuro 
(Terminator de James Cameron, 1984)

o-exterminador-do-futuro_capa

Bem, voltando uns anos, mas ainda falando sobre filmes de ação. É claro que não poderia esquecer desta máquina quase que indestrutível vinda do futuro. Apenas com um objetivo à ser cumprido a qualquer custo. Exterminar Sarah Connor para não trazer ao mundo John Connor.
Este é considerado por vários cinéfilos o melhor filme de guerra entre homens e máquinas. Tendo como um ótimo circuito ação e ficção.

o-exterminador-do-futuro_cena É claro que a história todos nós soubemos e é do conhecimento de muitos, se não for todos. Mas neste primeiro filme, Arnold Schwarzenneger faz o papel de vilão, e não o mocinho. Nos deixando aqui do outro lado morrendo de medo e pensativo em como parar esta máquina enorme.

*****

Os Intocáveis (Untouchables de Brian de Palma, 1987)

os_intocaveis_capa

O filme de Brian de Palma, que levou para os cinemas maior sucesso tratando-se da máfia lei-seca de Al Capone dos anos 60. Este foi o filme que jogou ao estrelato o ator Kevin Costner a categoria de astro. E deu a todos a certeza de que Robert de Niro, vivendo o mafioso Al Capone, é um dos maiores talentos do cinema de todos os tempos. Sean Connery, o ícone do cinema, que fixou o seu personagem à cena de tiroteiro na escadria da porta de sua casa que trás a sua morte ao voltar para dentro. E é claro que não podemos esquecer da belíssima cena de tiroteio na escadaria da estação de trem, que ajudam a fazer deste um dos grandes clássicos da década de 80.

os_intocaveis_cena  Esta foto ao lado, define muito sobre este filme e os quatro policiais a fim de combater o tráfico de bebida e por Al Capone em seu devido lugar!


Bem pessoal, e por aqui encerro mais esta categoria de “Os 10 Mais…”.
Desculpe se esqueci algum filme. Mas acredito também que esta foi no mínimo mais ou menos a linha de filmes que ajudaram a definir a década de 80.

Até a próxima!

Nenhum comentário: