quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Salve galera;

Recentemente o Blade postou algo sobre o Resgate do Soldado Ryan e fez a pergunta de como podia termo falado de uma porção de filmes e nunca ter postado nada a respeito daquele filme? Com os mais de 300 posts está começando a ficar difícil lembrar do que já foi escrito e sobre o que escrever, e não estou falando de lançamentos até por que já tem muito blog falando sobre isto, mas  sim sobre filmes que já vimos e tv_chuviscoqueremos que filhos e netos.

Bla, bla, bla à parte falei tudo isto pois lembrei de um filme que de tão velho e esquecido merece um post, estou falando de uma produção de Steven Spielberg e só pela imagem ao lado se você tem mais de 25 anos vai lembrar do filme.

1vezPoltergeinst – O Fenômeno
(Poltergeinst de Tobe Hooper, 1982)

poltergeist25big O filme é de 1982 e foi responsável por uma paranóia que vive até hoje sobre a televisão. Na história uma família vivwe o típico sonho americano, uma bela família morando em uma bela casa, em um belo residencial e com tudo que manda o figurino, tudo parecia perfeito até que a menina mais nova Carol Anne acaba entrando pra dentro da televisão arrastada por fantasmas que estão encroados no residencial.

O filme abalou as estruturas na década de 80 e até hoje minha esposa não conseguiu ver o filme completo, diz ela que sente uma coisa ruim, vai saber… Eu já vi e revi o filme, mas infelizmente não foi no cinema mas em casa em uma das sessões que já comentamos por aqui, final de semana, pai chegando em casa com Vídeo Cassete e fitas alugadas para preencher o vazio do final de semana.

Voltando ao filme, só a capa já deixa a gente com receio de ve-lô, e a menininha… fala sério, parece quefoi encomendada para dar medo a todos até nos sonhos. Além dela os pais maconheiros modernos e a anã que teoricamente é a versão feminina do 20_MHG_cult_polterSr. Miagy se tratando de assombrações. Podemos dizer que o filme é uma obra de arte de  Tobe Hooper como diretor e Spielberg como criador e produtor da história, que parece estar a beira de um “remake”, se pelo menos fosse o próprio que cuida-se do projeto mas acho meio brabo.

A produção teve mais duas sequências em 86 pelas mãos de Brian Gibson com subtítulo de O outro lado, e em 88 apenas como O capítulo final sob a batuta de Gary Sherman, que colocaria um fim nas assombrações que assolavam a pequena Carol Anne. Com tamanho sucesso na época se ouviu de tudo, que a equipe de cinema tinha sido amaldiçoada, que todos no elenco haviam morrido e a máxima que não prestava deixar a TV ligada no chuvisco. Eu mesmo cansei de ouvir minha mãe falar que era pra desligar a TV, mas a gurizada sempre deixava no chuvisco pra ver se acontecia algo, no fundo, no fundo, todos se borravam de medo, hehehe. Não existe mais filmes como este hoje em dia, este é daqueles filmes que mesmo após terminar fica martelando a sua cabeça. Mérito da inteligência absurda de Spielberg em conseguir criar este tipo de produção.

.: CURIOSIDADES

CINE:Phobia buscando indícios do que realmente aconteceu foi atrás e descobriu algumas curiosidades sobre a produção:

O NOME
Poltergeist (do alemão polter, que significa ruído, e geist, que significa espírito) é um tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos.

Acredita-se que o foco dessa perturbação é muitas vezes uma criança na fase da puberdade, em geral do sexo feminino. O evento caracteriza-se por estar relacionado a um indivíduo e por ter curta duração. Difere da chamada assombração, que pode-se estender por anos, sempre associada a uma área, geralmente uma casa.

aofo DIRETORES
MV5BMjE1NjUyODA1NV5BMl5BanBnXkFtZTcwMTgwNzQxMQ@@._V1._SX100_SY137_ Tobe Hooper que dirigiu o original, dirigiu outro clássico em 86, O Massacre da Serra Elétrica 2, não morreu e continua trabalhando até hoje, mas só fez produções para a televisão desde 87 e ainda trabalhou com Spielberg em Amazing Stories em 87 e Taken em 2002, continua vivo. Parece estar ensaiando o seu retorno com um filme em produção, From a Buick 8.

MV5BMTg3NTIxMDgxMl5BMl5BanBnXkFtZTYwNTU4MjE3._V1._CR68,0,264,264_SS90_Brian Gibson depois de dirigir o segundo em 86 fez em 96 (isso  mesmo, 10 anos depois) A Jurada (The Juror) com Demi Moore e Alec Baldwin este muito bom por sinal. infelizmente este partiu para melhor em 2004 em Londres de causas naturais. 


MV5BMTMwNDY1NTQyNl5BMl5BanBnXkFtZTcwMzI4NTkzMQ@@._V1._SX100_SY124_ Gary Sherman que foi o comandante da produção em 88 não fez nada que preste, a não ser alguns trabalhos para a televisão. Este continua vivo apesar de não lembrar em nada a sua genialidade no terceiro filme. Pelo menso continua vivo, mas a quem diga que quem trabalhou no filme fica minguado pro resto da vida, seria este o motivo?

ELENCO
DSCF5131 Robbie Feeling : Oliver Robins – O Garoto quase foi morto nas filmagens pelo palhaço, na cena em que ele é agarrado e arrastado para baixo da cama. Todos acreditavam que ele estava tendo uma ótia interpretação, mas na verdade estava sufocando de verdade, Spielberg quando percebeu o que se passava parou tudo e salvou o garoto. Hoje Oliver é diretor.

dunne Dana Feeling : Dominique Dunne – Era uma atriz em ascenção nos estados unidos e viu na produção a chance de ser independente e se livrar de um relacionamento conturbado que tinha com John  Sweeney, ledo engano. A menina acabou sendo estrangulada pelo lunático horas após ter terminado o relacionamento na varanda de sua casa. Um amigo que estava com ela chegou a chamar socorro, mas já era tarde demais. Faleceu em 1982

heaTHER Heather O’Rourke : Carol Anne - Esperando pela mãe, alguém se aproxima e pergunta:

- Qual o seu nome?
- Meu nome é Heather O’Rourke, mas você é um estranho, então não posso falar com você.

O estranho esperou a mãe da menina chegar, e se apresentou: Steven Spielberg! Ele convidou Heather para fazer um teste, e ela não passou. Mas Steven estava tão encantado pela menina que a chamou para um segundo teste. Dessa vez, ele pediu para que ela gritasse assustada. Foi nesse momento que ele teve a certeza de que não haveria outra menina que pudesse incorporar Carol Anne como ela.

Durante as filmagens do terceiro no começo de 1988, Heather começou a ter sintomas de gripe. Apesar do diagnóstico e dos remédios, a menina não melhorava. Por isso passou boa parte do filme sob forte medicação. Antes de terminarem as filmagens, Heather, agora com 12 anos, estava em casa, e reclamava que não estava conseguindo respirar direito. Sua mãe percebeu que seus dedos estavam ficando roxos e antes que pudesse fazer alguma coisa, Heather desmaiou. A ambulância foi chamada, mas Heather morreu a caminho do hospital. A causa só foi descoberta na autópsia: parada cardio-respiratória devido a um problema grave no intestino.

zeldarubinstein2 Tangina : Zelda Rubinstein – A anãzinha que ficou famosa com a produção continua no meio, mas hoje viva as voltas com o problema da sua altura. Seu último trabalho como atriz foi ao lado de The Rock em Southland Tales (por sinal o filme é terrível). Mas fez vários outros trabalhos antes, ao todo foram 45 filmes atuando.

MV5BMTM5MjA0MDQ4OV5BMl5BanBnXkFtZTcwODEzNTgxMQ@@._V1._SX99_SY140_ Craig T. Nelson : Steve Freeling – Continua atuando até os dias de hoje e além de seriados ainda conta com vários trabalhos no cinema, podemos destacar em séries My name is Earl e em filmes com cliente de Keanu Reeves em Advogado do Diabo. Atualmente está se preparando para estreiar uma nova série chamada Parenthood e um filme entitulado The Company Men.

main1 JoBeth Williams : Diane Freeling – Esta tem trabalhado bastante, quase chegando a 100 produções e apesar da idade continua linda :) Quase 100% destes trabalhos recentes são para a televisão, o que a fez passar por CSI NY, 24 Horas, Dexter entre outros. Mas também atuou ao lado de nomes como Kevin Costner antes desta fase na TV.

Para encerrar este que acredito ser o meu maior post deixo a noticia de que o remake de Poltergeist, que a MGM oficializou em novembro de 2006, ganhou uma data de estreia. A nova versão do clássico terror de 1982 chega às telas, nos EUA, em 24 de novembro de 2010.

Vadim Perelman (Casa de Areia e Névoa) dirige o filme, que tem roteiro de Juliet Snowden e Stiles White, dupla do fraco O Pesadelo. Perelman está contratado desde setembro do ano passado, mas ainda não há elenco nem data de produção definida.

Ficamos na torcida para que a MGM volte atrás e deixe em paz este clássico do cinema, e se decidir seguir em frente que não estrague o seu legado.

E não esqueça,… nunca deixem a TV ligada em canal nenhum, se bem que os Televisores de hoje em dia isso não acontece já que o chuvisco é imediatamente substituído por um fundo azul. Hummm… será que o filme tem alguma coisa a ver com isso tanbém… eu hein ;)

Nenhum comentário: