domingo, 20 de dezembro de 2009

top101diehard “Now I have a machine gun, Ho-Ho-Ho!”

É com a frase de John McLane que começamos mais este 10 mais, só que desta vez o tema é a festa do Bom Velinho. Seja ele Cris Cringow ou Jesus Cristo (não existe um consenso sobre o protagonista da data entre todos) o certo é que ele já serviu de pano de fundo para ótimas histórias, seja ela de ação, drama, aventura ou comédia, o importante é que independente do seu gosto, você não vai ter a desculpa de que não tem filme pra ver neste natal que está chegando. Nós do Cine:PHOBIA passamos trabalho (no bom sentido) para que você possa escolher entre a “nata” (na nossa modesta opinião) dos filmes que tem no seu enredo a Festa de Natal, boa escolha!

gremlins Os Gremlins (Gremlins de Joe Dante, 1984)

No bilhete de instruções estava escrito:
* Ele não pode entrar em contato com a água;
* Mantenha-o longe da luz forte;
* Não importa o quanto ele chore, o quanto ele suplique, nunca, nunca o alimente após a meia-noite.

Este era o enredo de um dos filmes mais assistidos da década de 80, que diga-se de passagem sempre fizeram sucesso com este enredo só não sei por que. O filme conta a história de um inventor que na tentativa de dar um presente inesquecível compra em Chinatown um animalzinho lindo chamado Mogwai. As responsabilidades são grandes, mas seguindo as 3 regras você não teria problemas, pena que o rapaz acabou quebrando elas, e o que era pra ser um simples animal de estimação acaba se tornando uma dor de cabeça para toda a cidade.

Assim era a história de Gizmo e seu dono, que era também sonho de consumo de muitos jovens da época, o filme teve uma continuação mas este não se passa no Natal. Menos mal para os pais que já tiveram dor de cabeça suficiente tendo que explicar aos filhos que o tal Gizmo do filme não existia na vida real.

1245098716_papainoelasavessasposter01 Papai Noel às Avessas (Bad Santa de Terry Zwigoff, 2004)

Este filme tem que figurar aqui por sua controversa história de papai noel, onde ele é no mínimo escrechado, já não bastasse ele ainda tem um anão desbocado pra ajudar.

'Papai Noel às Avessas' é a divertida e politicamente incorreta história de dois trapaceiros que visitam os shopping centers de Nova York vestidos como Papai Noel e seu ajudante, um duende. Na verdade, o que a dupla planeja é assaltar as lojas e roubar os frequentadores do shopping. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska (John Ritter), o gerente da loja em que trabalham, e de Gin (Bernie Mac), o responsável pela segurança da loja.

Este filme no mínimo é garantia de boas risadas…

53945_934 Duro de Matar (Die Hard de John McTiernan, 1988)

Sou suspeito para falar deste filme, até por que com o começo do post dá pra saber que eu sou fã não só da série como do ator.

John McClane (Bruce Willis) é um detetive de Nova York que está indo a Los Angeles para se encontrar com sua quase-ex-esposa (Bonnie Bedelia) e passar o dia de natal com seus dois filhos. Do aeroporto teve que ir até o trabalho da dita para aguarda-lá comemorar o dia com seus colegas e quem sabe conseguir reatar o casamento falido. Porém, no meio da festa ele percebe que o edifício está sendo assaltado por um bando de terroristas, lugar errado e hora errada é o mínimoque podemos dizer.

Filme clássico que lançou o ator Bruce Willis em filmes de ação tem tanta correria, mas tanta correria, que dá até pra esquecer que o pano de fundo é o natal, pelo menos até aparecer o cidadão da foto lá de cima, hehehe.

funny_farm Uma Fazenda do Barulho (Funny Farm de George Roy Hill, 1988)

Chevy Chase interpreta Andy Farmer, um cronista esportivo de Manhattan que abandona sua carreira pela vida no campo, tratando-se de Chase você deve imaginar que pra ele, "abandonar tudo" significa invariavelmente se meter em encrenca feia. E a serenidade de um típico vilarejo americano estará seriamente ameaçada por este trapalhão urbano. Uma Fazenda Do Barulho é uma comédia que traz toda a diversão que você espera, com Chase vivendo o inesquecível papel de um fracassado fazendeiro novato. Madolyn Smith (de "Cowboy no Asfalto? e "Um Espírito Baixou em Mim") co-estrela como a compreensiva esposa de Andy. Juntos, eles descobrem que pessoas malucas e situações extra extravagantes é o que não falta em sua nova cidade. O carteiro sai armado até os dentes, o xerife sempre esqueceu seu motorista, acontecem coisas muito estranhas no jardim e no lago, e o cume das trapalhadas acontece no Natal.

Se você nunca assistiu esse filme, corrar atrás, o único arrependimento vai ser o de ficar com a barriga doendo de tanto rir.

GRD_g_osfantasmasct Os Fantasmas Contra-Atacam (Scrooged de Richard Donner, 1988)

Nos dias atuais, Frank Cross (Bill Murray) é um diretor de uma rede de televisão que é frio e só pensa na audiência. Ele encontra com Lew Hayward (John Forsythe), um falecido amigo, que o avisa sobre três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro) que irão visitá-lo e diz para ele estar atento a tudo que eles mostrarem, pois esta é a única oportunidade de Frank se salvar.

A história pode parecer batida hoje, mas na época era inovação pura. O filme tem a mesma idéia de Os Fantasmas das Minhas Ex Namoradas e teve um plágio em Os Fantasmas de Scrooge, mas quem liga pra isto quando a mensagem do filme é sempre a mesma… viva o presente, por isso ele tem este nome… Presente. Mas não esqueça que o futuro um dia chega, e que você é o resultado de suas escolhas passadas.

férias frustradas de natal Férias Furstradas de Natal (Christmas Vacation de Jeremiah Chechik, 1989)

Neste período de férias, Clark Griswold (Chevy Chase) prometeu ao seu clã que ia curtir "o mais tradicional e divertido Natal de todos os tempos". Antes que você possa cantar "Noite Feliz", ele decora as paredes com votos de felicidade perene nas Férias Frustradas de Natal. É ver para crer. Há 25 mil luzes no teto, um peru explosivo na mesa de jantar, uma equipe da Swat cercando o local. Um elenco coadjuvante festivo (incluindo Beverly D'Angelo, Randy Quaid, Julia Louis-Dreyfus, Juliette Lewis, William Hicley e mais), e um roteiro afiado assinado por John Hughes, cheio de emoção e patetices.

Certamente o filme que marca o Natal assim como os outros filmes marcaram as férias, prepare-se para a barrigada de rir.

esqueceram_de_mim Esqueceram de Mim (Home Alone de Chris Columbus, 1990)

Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.

Não tem que não lembre deste filme, principalmente por seu protagonista. Macaulay definiu s filmes infantis da década de 90, chegando ao quase absurdo de trabalhar em todas as produções do gênero no início da década. A história é surreal assim como os seus personagens, e os ladrões interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern são simplesmente hilários, com certeza uma ótima pedida para assistir na tarde do dia 25.

bigPhoto_0 Meu Papai é Noel (The Santa Clause de John Pasquin, 1994)

Papai Noel sofre um acidente no telhado da casa de um homem, que é um vendedor de brinquedos. Impossibilitado de continuar seu trabalho, Noel pede ajuda. O homem atende o pedido, mas percebe que está engordando e sua barba crescendo. Ou seja, transformando-se no próprio Papai Noel.

Este filme merece o destaque na lista pela sua beleza em transmitir ma mensagem que o natal encontra-se dentro de cada um de nós, afinal de contas, não é por que crescemos deixamos de acreditar que Papai Noel existe, basta você dar um presente para um criança, seja ela da sua família ou não que você vai se tornar o Papai Noel pra ela.

o-grinch O Grinch (How the Grinch Stole Christmas de Ron Howard, 2000)

Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.

Imprenssionante foi a transformação de Carrey para interpretar o monstro verde, mas todo seu esforço valeu para criar um filme de universo complexo mas de mensagem simples… todos merecemos o Natal, independente de nossas origens.

GRD_o expresso polar O Expresso Polar (The Polar Express de Robert Zemeckis, 2004)

É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem.

Filme que lançou a mania de filmes digitalizados e deixou o diretor Zemeckis aparentemente preso a esta tecnologia, já que depois deste ele nunca mais fez filmes normais (por assim dizer). Mesmo assim é uma obra prima de natal que vale a pena ver sempre.

Bom… era isso por enquanto pessoal, o Cine:PHOBIA deseja a todos um Natal maravilhoso, cheio de paz, saúde e harmonia, não desejamos dinheiro no bolso por que você tendo os três na dose certa, vai ter com certeza bastante dinheiro no bolso.

E fiquem atentos, pois temos mais surpresas vindo por ai, aguardem…

papai_noel_vivasemfio

Nenhum comentário: