sábado, 21 de março de 2009

inpnp

Hollywood 70 Anos

Acredito não ser a pessoa mais indicada para este post. Porque felizmente ou não, sou 75, e nem sabia o que era cinema. (risos)

É que Hollywood comemora os 70 anos, como sendo o seu melhor da sétima arte. Sendo assim, caso tenhamos algum cinéfilo de carteirnha que entenda e saiba bem sobre filmes de 70 anos atrás. Favor nos atualizarmos com suas informações preciosas de época. cinephobia@gmail.com

É que todos os cinéfilos de carteirinha, principalmente desta década, fanáticos por cinema e críticos da sétima arte concordam que 1939 foi o melhor ano de toda a história do cinema. Foi neste ano que vimos surgir alguns dos maiores clássicos já assistidos.
E levando em conta a foto acima, pra mim hoje aos 33 anos, seria quase que um “Uma vez eu ví.”. Porque se me lembro bem esta vem a ser uma cena do filme E o Vento Levou, 1939. Lembro de ter assistido sim, mas não lembro em qual e em que situação. Provalmente com os meus avós.

Nesta época imperava o sistema dos estúdios, onde produtores reinavam absolutos sobre suas "criações" e mantinham diretores hoje vários falecidos, atores e profissionais da área presos a contratos por longos prazos. Eles decidiam o que seria feito, como e por quem, e poucos astros tinham liberdade de recusar. Era a época das mãos de ferro de Louis B Mayer na Metro (MGM), Jack Warner na Warner Pictures, Darryl F. Zanuck na Fox, David Sarnoff na RKO e Adolph Zukor na Paramount, também conhecidos como os cinco grandes.

Em O Terceiro Homem (1949), Orson Welles diz uma frase que se encaixa perfeitamente na situação de Hollywood em 1939: "Durante 30 anos sob os Bórgias, a Itália conheceu a guerra e o terror, mas produziu Michelangelo, Da Vinci e a Renascença, ao passo que a Suíça teve 500 anos de paz, amor e democracia, mas produziu apenas o “relógio-cuco”. Em Los Angeles, apesar da ditadura dos Cinco Grandes, nunca se produziu tanta coisa de qualidade em 1939.

E é claro, se hoje o cinema de Hollywood é a potência do século XXI, devemos agradecer às esses Cinco Grandes homens de visão. Que felizmente conseguiram apenas apostar no futuro sobre o que seria o cinema e a imensidão de Cinéfilos apaixonados por esta que nem os Cinco conseguiram adivinhar. Que o cinema hoje, seria e é, a 7ª Arte.

O Cine:Phobia agradece à estes grandes homens este eterno presente para nós Cinéfilos!

Nenhum comentário: