sábado, 28 de março de 2009

xray

Operação Valkiria

tt0985699_largecover Primeiro desculpas para o pessoal pois fiquei bastante tempo sumido, e claro, acabou recaindo tudo sobre meu querido irmão… agora ele pode ter um descanso pois temos algumas coisas a comentar e resolvi começar com este novo filme de Tom Cruise.

Na verdade o que me motivou a ver este filme no cinema foram dois motivos, o primeiro deles é meu avô… sim, Olídio Teixeira. Na época da segunda guerra mundial ele tinha idade suficiente para se alistar nas forças e inclusive fez. Na época teoricamente seria para ele trabalhar no cemitério militar. Mas não consgio entender o que o fez na época se alistar para o serviço. Graças a Deus (sim, por que se ele tivesse ido, não teria casado com minha avó, ambos não teriam tido meu pai que por consequencia não teria casado e eu não estaria aqui escrevendo rpa vocês) ele nãofoi nessa empreitada. Talvez por isso o tema Segunda Guerra o fascine tanto.

3385-2007-09-05-17-33-10_2

Apresentado o primeiro motivo, o segundo motivo também está  diretamente ligado a ele, pois segundo ele a última vez que ele foi ao cinema (antes desta) foi para ver Ben-Hur… Não você não leu errado, Ben Hur (Ben Hur, 1959 de William Wyller) foi visto por ele no cinema (falecido Cine Baltimore na Oswaldo Aranha em PoA/RS) por meu (também falecido) pai,e  este foi o último filme que ele viu na tela grande, que naquela época era minúscula se comparado com os filmes de hoje.

Deveria ter levado ele para ver O Resgate do Soldado Rain, mas infelizmente não deu. O filme escolhido então foi este, só antes de  continuarmos no filme, continuando sobre meu avô, ele ficou abismado com o tamanho das coisas na tela grande e o verdadeiro id4535img2realismo que é possível fazer nos dias de hoje (o cinema escolhido foi o Unibanco Arteplex do Boourbon Country em PoA).

O filme conta a história de uma das dezenas de tentativas de assassinato que Hitler sofreu durante a segunda guerra por alemães que não concordavam com o que estava sendo feito, e acreditavam que a cruzada de Hitler iria manchar a memória da Alemanha para toda a eternidade. Sabemos que as tentativas falharam uma após a outra e que a memória da Alemanha esta pior que pau de galinheiro então o que resta para ser apresentado se já sabemos como termina a história? Simples, a grande história do Coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) no seu caminho de vingança contra aquele que lhe tirou um olho e a mão direita entre outras coisas.

Tom Cruise consegue interpretar de forma espetacular o papel e milagrosamente permitiu que o personagem usa-se tapa olho, já que uma das suas exigências é não ter seu rosto coberto por nada. O que tira um pouco o brilhantismo foi a falta de ousadia de Brian Synger de ter deixado o idioma nativo da alemanha, que foi sutilmente trocado no início do filme pelo inglês velho de guerra.

Usando palavras de Marcelo Hessel (Colunista do Omelete) este não é o filme que vai consagrar Tom Cruise como o ator de filmes de drama, mas também não vai arranhar a sua reputação.

Nenhum comentário: