sábado, 28 de março de 2009

10 mais

top10Devolta e aqui outra vez

Pegue carona neste rabo de cometa, ver a via láctea estrada tão bonita...

Calma, calma gente, não ficamos loucos ainda. Apesar do título do post fazer referência ao livro inacabado de Bilbo Bolseiro (Tio de Frodo, Amigo de Gandalf, se mesmo assim você não lembrou, vá ver O Senhor dos Anéis) e cantarmos a música do Balão Mágico (acho que é cometa) não queremos fazer uma mesclagem entre os dois (já pensou Simoni de Elfo e Jairzinho de Frodo, Deus do céu, não quero nem pensar em quem seria o Gollum) mas sim informar que nesta edição dos 10 mais estamos trazendo pra você os filmes que tratam sobre viagem no tempo. Afinal de contas, este tema sempre rendeu ótimos filmes não é mesmo. E engana-se quem pensa que só existe filme de ação com este tema, você com certeza vai acabar se surpriendendo com o que vai ler em seguida. Como forma de ordenar os 10 eleitos, ouso dizer que usei um critério meu, elegendo os melhores na minha opinião. Mas não fiquem tristes, afinal só o fato de estar entre os 10 já é uma vitória, certo!

Então meu camarada, pegue carona (não no cometa) na Deloren mais próxima, aperte os cintos, por que a viajem vai começar.

10º Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004 de Eric Bress)
butterfly_effect Abrindo a lista este não tinha outro lugar pra ficar se não no décimo lugar mesmo. A produção seria promissora, não fosse o incompetente do Ashton Kuthcer ser o ator principal (sinceramente não sei o que Demi Moore quer com este cara). Na história um homem que teve "apagões" por toda a infância na verdade eram janelas por onde ele poderia voltar e alterar acontecimentos futuros. O estopim para esta descoberta é a sua paixão de infância Kayleigh (Amy Smart) que passa maos bocados quando adulta. Com efeitos especiais bem bolados e uma história descente para não amargar a lanterna só se fosse outro protagonista mesmo. Curiosidade é que M. Night Shaymalan iria trabalhar com ele em A Vila, mas dispensou o rapaz por que segundo o diretor, ele não sabia interpretar. Também não perdeu nada neh, A Vila foi outra BOMBA!!!

9º Peggy Sue, Seu Passado A Espera (Peggy Sue got married, 1986 peggysue de Francis Ford Coppola)
Este fez sucesso na década de 80, mas foi direcionado para o público da década de 60 já que na história do filme a menina desmaia e volta para o tempo da brilhantina. Na época a bonitinha Kathleen Turner manteve o sucesso que já havia alcançado em A Jóia do Nilo, e serviu de ancora para mostrar um ator que na época nem se sabia quem era, Nicholas Cage que é sobrinho de Coppola, não por acaso Tio e sobrinho trabalharam na produção. Apesar de ótimas produções dos anos 80, esta definitivamente não deveria fazer parte e só aparece por aqui pelo temo que está sendo apresentado, afinal de contas, desmaiar e voltar no tempo é um pouco forte não?!

8º Timecop - O Policial do Futuro (Timecop, 1994 de Peter Hyams)
timecop Esta foi uma produção que seguiu os passos do astro da época, Jean-Claude Van Damme. Que ja havia feito O Grande Dragão branco, Cyborg - O Dragão do Futuro e mais alguns outros dragões. Viu que esta coisa de dragão e lançou Duplo Impacto, Soldado Universal, o Alvo (reverência a John Woo) e este que falamos. A idéia do filme é super original, em um futuro distante dominamos a onda de viagem no tempo e para evitar que espertos voltem no tempo para conseguir grana fácil existe a Timecop, espécie de polícia do tempo, que investiga e soluciona crimes do tempo. Este sim um bom filme com cenas de ação e uma história convincente, quem não viu pode procurar. Só cuidado, existem continuaçãoes "Shark" direto para DVD que são de doer.

7º A Máquina Do Tempo (The Time Machine, 2002 de Simon Wells)
025_thetimemachine_doublesided Nesta produção sobre o futuro que se passa no passado... calma você não leu errado. Este tema se deve ao fato do escritor ter inventado a mesma em 1895 (H. G. Wells, visionário assim como Júlio Verne que criou entre outras histórias Guerra dos Mundos). A história já foi filmada uma vez em 1960 com Rod Taylor interpretando o próprio autor. Na história o professor Alexander Hartdegen tenta encontrar uma maneira de mudar o curso da história já que segundo uma das leis, o que aconteceu, aconteceu e não importa o que você faça, vai continuar acontecendo, só que de maneiras diferentes.

6º 12:01 (12:01, 1993 de Jack Sholder)
1201_00 Este filme pode ter passado desapercebido do grande público  já que por aqui nunca vi em locadora e só vi na TV uma única vez. O nome do filme parece piada mas tem tudo haver com a história, já que nela, um jovem cientista fica preso no tempo devido a um choque que leva à 12:01. Apartir daí o filme se desenrola com ele fazendo a mesma coisa todos os dias, mas ninguém vê dessa forma, somente ele vê que o tempo está repetindo sem parar. vivendo e re-vivendo a cada dia, ele morre, namora, "dorme" com a mulher amada, é demitido, promovido e por ae vai. A primeira incursão de comédia no tema de viagem no tempo.

Pausa dramática... aqui está o TOP5 dos filmes com este tema, e posso falar que são os melhores.

5º Returner (Ritana, 2002 de Takashi Yamazaki)
Poster Esta produção de 2002 com certeza muitos cinéfilos não viram e explico por que. 1º Não saiu no cinema só em Locadoras e 2º por ser japonês, a locadora perto da sua casa não comprou por pensar que era uma bomba... ledo engano deles. Aqui o diretor Takashi Yamazaki pegou tudo de bom que já havia sido feito em filmes sobre viagem no tempo e usou todos, sem dó nem piedade, a diferença é que ele soube usar e não exagerou nas cópias, parecendo quase que uma homenagem. No filme em 2084 em uma guerra entre humanos e alienígenas o mundo está acabando e em uma ação desesperada mandam uma jovem de volta no tempo para tentar descobrir quando e qual o motivo que desencadeou a guerra. No proceço ela conhece um mercenário que meio sem querer acaba ajundando a moça a desvendar o mistério e livrar a terra do seu futuro negro.

4º Deja Vu (Deja Vu, 2006 de Tony Scott)
505304~deja-vu-Posters Este é o primeiro trabalho de Denzel Whashington sobre viagem no tempo sob a batuta de Tony Scott, este filme surpriende pela sua montagem, onde só no final do filme você entende que estava vendo e revendo o mesmo filme desde o início, onde o protagonista segue as suas próprias pistas sem saber. Na história uma equipe criou um equipamento que promete solucionar todo e qualquer crime pela sua capacidade de ver alguns dias no passado. Após o acontecimento de uma tragédia onde uma explosão em uma balsa mata várias pessoas, eles decidem utilizar o equipamento afim de evitar que o pior aconteça, por acidente eles descobrem que podem muito mais do que apenas observar o que está acontecendo no passado. Resumindo... o filme é espetacular.

3º Alta Frequência (Frequency, 2000 de Gregory Hoblit)
frequency-poster03 Antes de mais nada vamos a sinópse:
O que você faria se tivesse a chance de voltar no tempo e mudar apenas um evento na sua vida? John Sullivan (Jim Caviezel) tem a resposta na ponta da língua: desfaria os eventos de 12 de outubro de 1969, quando um incêndio matou seu pai (Dennis Quaid), um heróico bombeiro. Desde então, John sonha em ter conseguido impedir a tragédia daquele dia fatal, que fez com que sua vida como adulto se tornasse cheia de raiva e solidão. Mas agora John pode conseguir realizar seu desejo. Um dia antes do aniversário da morte do pai, em meio a uma terrível tempestade, John encontra o rádio velho de seu pai. Apesar da estática, ele consegue conversar com um homem que diz ser um bombeiro e que jogou na World Series de 1969, assim como seu pai. Mas será que John está mesmo falando com seu pai, ambos na mesma casa, no mesmo rádio, mas com três décadas de distância entre eles?
Com atuações impecáveis de Quaid e Caviezel este filme independente de ser ou não sobre viajem no tempo (note que neste ninguém viaja propriamente dito) este filme é uma lição de vida e família. E assim como a vida real, nem tudo  são rosas, e para cada ação existe um areação.

2º Em Algum Lugar Do Passado (Somewhere in Time, 1980 de Jeannot Szwarc)
SomewhereInTime1 Não tem pra Titanic, Romeo e Julieta ou qualquer outro filme meia boca de romance. Este filme é simplesmente INDISPENSÁVEL para qualquer pessoa que gosta do gênero romance. No início do filme o protagonista e surpriendido por uma senhora que pede para ele voltar pra ela. A partir daí o jovem parte em busca de informações da jovem senhora e de uma maneira de realmente "voltar" pra ela. Com interpretação digna de oscar de Cristofer Reeve (Superman) este filme tenta ilustrar e nos faz pensar... até a onde iríamos por amor?

1º De volta para o Futuro (Back to the future, 1985 à 1990 de Robert Zemeckis)
1275ec8f5e6ce46ff5a94f1beeb7ebdf Sim... sem sombra de dúvidas este é o melhor filme sobre viagem no tempoq ue jáfoi feito até hoje, não por ter o dedo do Spielberg, mas a história é simplesmente perfeita, uma amarra entre os seus três filmes que conta a saga da família McFly coma  valorosa ajuda do professor Emmet "DOC" Brown contra o terrível Biffy Tannen e a sua gang. Quem nunca quis entrar no DeLoren e dar uma volta certamente está mentindo. O filme reune tudo que presta no cinema, ação, aventura, romance, suspense e drama. Nunca farão um filme com tantos elementos que seja tão completo quanto este.

*** Mensão Honrosa ***

O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984 de James Cameron)

FP1677~The-Terminator-Posters Não tem como falar sobre viajem no tempo sem falar deste filme que teve 2 sequencias e está caminhando para a sua terceira (o prometido é uma nova trilogia começando com este). Estamos falando de ninguém menos que Terminator. O filme de 1983 simplesmente revolucionou o cinema com a história de um ciborgue (VOZ DE TERMINATOR) Endoesqueleto de metal revestido de tecido vivo (FIM DA VOZ DE TERMINATOR) que volta no tempo primeiro para matar o que seria no futuro o salvador da raça humana, e nos dois últimos veio proteger o mocinho. Na adolescencia e depois na fase adulta.

impossível não falar que este influênciou direta ou indiretamente as produções listadas anteriormente. E claro, sem James Camaron, provavelmente o gênero não seri o que é hoje.

E com asas como a de uma BORBOLETA e sem deixar o PASSADO ESPERANDO, percorremos esta LINHA DO TEMPO no cinema, mostrando que mesmo para POLICIAIS com MÁQUINAS DO TEMPO, é dificil se agradar a gregos e troianos. Não se pode esperar a MEIA NOITE passar para se buscar uma ALTA FREQUENCIA de público ou o RETORNO daqueles que deixaram de assistir o tema destas histórias que movimentam o cinema hoje ou de ALGUM LUGAR NO PASSADO, mas aí já é assunto para VOLTARMOS AO FUTURO.

I'll be back! ;)

Nenhum comentário: