Cópias vs. Remakes
Procurando notícias sobre o assunto de sempre (cinema) me deparei com a seguinte notícia:
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Robert Rodriguez confirma remake de Predador
Em janeiro o site Bloody-Disgusting noticiou que a produtora de Robert Rodriguez, a Troublemaker, procurou a 20th Century Fox com a ideia de refilmar Predador. O boato agora se confirma.
Segundo o IESB, durante uma conferência com políticos texanos para acompanhar a assinatura de uma lei que reforma o programa de incentivo ao cinema no estado, Rodriguez entregou: não só vai produzir como dirigir o remake do longa de 1987.
"[Com o incentivo] vou poder rodar no Texas meu próximo filme, Machete, um longa de ficção científica e ação chamado Nerverackers e um reboot da série dos predadores chamado Predators, além de dois outros filmes menores, chamados Sin City 2 e Os Jetsons", gabou-se o diretor.
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Na hora fiquei petrificado e pensei em fazer um Movie Awards, mas acabei abandonando a idéia por se tratar de uma bomba, e optei por um Interrompemos, mas ai me lembrei do que o Blade falou sobre os remakes de filmes de terror e me dei por conta que agora ele está tomando um novo rumo… não tem melhor lugar para falar sobre isto do que um bom Papo de Cinéfilo.
Não tenho nada contra remakes… o problema são as cópias descaradas que usam um baita filme pra se promover… mas o pior de tudo é que isto só comprova o que muitos já falam a muitos anos… Hollywood está ficando sem profissionais competentes para escrever, criar histórias e roteiros descentes que vale a pena ser posto na grande tela.
Esses dias em casa estava vendo um programa na TVE que não sei o nome, até por que não vejo a TVE. O que me fez parar para assistir ao programa foi o fato de estar passando A Escolinha do Professor Raimundo com Chico Anisyo e sua trupe, e os entrevistados eram Lucio Mauro pai e filho, falando justamente sobre isto. Os dois falaram uma grande realidade, tanto no teatro quanto na TV é a pobresa dos conteúdos e a necessidade de puxar do passado clássicos que se consagraram já que no presente não existe ninguém competente o suficiente para criar diversão, e no futuro então… dá medo só de imaginar.
Voltando à 7ª Arte, Não é a primeira vez que isto acontece e com certeza não será a última, o problema é que antes se esperava as vezes 30 anos para se fazer um remake, e hoje se faz com intervalos extremamente curtos como aconteceu com Hulk que teve um remake em 5 anos, e o que é pior, o resultado do segundo conseguiu ser pior que o primeiro. Se for pra fazer histórias sofríveis, então escolham o caminho como o Zack Snyder fez com Madrugada dos Mortos em 2004 que usou o clássico de Romero para se inspirar e fazer o seu filme.
Daí o título, O Incrível Hulk, o sofrível Justiceiro entre outros são meras cópias de filmes, bem diferentes de O Massacre da Serra Elétrica, Madrugada dos Mortos são exemplos que verdadeiros remakes funcionam.
O problema é jogar histórias dentro de um balaio e misturar tudo e pensar que tem como se fazer remake assim, como aconteceu com Aliens Vs. Predador. Remakes funcionam bem com filmes de suspense, mas dae a se fazer com filmes de ação já é um pouco demais. Grandes clássicos devem ser mantidos para que as pessoas os apreciem pelo que eles foram na sua época. Não tem como refilmar clássicos como Cidadão Kane, Ben-Hur e O Exorcista, pois é o conjunto da obra que faz deles clássicos.
Não estou eu dizendo aqui que a produção está fadada ao fracasso, pode ser até que funcione, mas é necessário ter cuidado ao andar neste terreno pantanoso. Até por que abre possibilidades de um qualquer querer “suecar” Indiana Jones, Star Wars e Máquina Mortífera. Como foi mostrado no ótimo Rebobine por favor (Be kind rewind de Michael Gondry 2008).
Você deve se perguntar então que estou torcendo o nariz para o novo Star Trek, ledo engano caro cinéfilo, esta produção tem como capitão J. J. Abrams que tem no curriculum coisas pequenas como LOST, simplesmente a série mais comentada de todos os tempos e Missão Impossível 3. Em comparação ao Robert Rodriguez, o último filme descente que ele fez foi Um Drink no Inferno de 1996, depois disso ele fez o dispensável Prova Final (The Faculty, 1998), Trilogia Pequenos Espiões que é um filme família muito ruim e Era uma vez no méxico que só serviu para manchar a trilogia do Mariachi, só não podemos afirmar que ele só fez m&rd@ por que neste meio tempo ele fez Sin City.
Então deixo pra vocês decidirem em quem apostar… enquanto isso, quem não viu procure e quem já viu reveja o ótimo O Predador (Predator de John Mctiernan, 1987) vejam o trailer e um Há 20 anos…
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