sexta-feira, 24 de abril de 2009

pdc

Cópias vs. Remakes

Procurando notícias sobre o assunto de sempre (cinema) me deparei com a seguinte notícia:

***

Robert Rodriguez confirma remake de Predador

robert_rodrigues Em janeiro o site Bloody-Disgusting noticiou que a produtora de Robert Rodriguez, a Troublemaker, procurou a 20th Century Fox com a ideia de refilmar Predador. O boato agora se confirma.

Segundo o IESB, durante uma conferência com políticos texanos para acompanhar a assinatura de uma lei que reforma o programa de incentivo ao cinema no estado, Rodriguez entregou: não só vai produzir como dirigir o remake do longa de predator_robert_rodriguez1987.

"[Com o incentivo] vou poder rodar no Texas meu próximo  filme, Machete, um longa de ficção científica e ação chamado Nerverackers e um reboot da série dos predadores chamado Predators, além de dois outros filmes menores, chamados Sin City 2 e Os Jetsons", gabou-se o diretor.

***

Na hora fiquei petrificado e pensei em fazer um Movie Awards, mas acabei abandonando a idéia por se tratar de uma bomba, e optei por um Interrompemos, mas ai me lembrei do que o Blade falou sobre os remakes de filmes de terror e me dei por conta que agora ele está tomando um novo rumo… não tem melhor lugar para falar sobre isto do que um bom Papo de Cinéfilo.

dawn_of_the_dead_-_das_grauen_kehrt_zurueck_a Não tenho nada contra remakes… o problema são as cópias descaradas que usam um baita filme pra se promover… mas o pior de tudo é que isto só comprova o que muitos já falam a muitos anos… Hollywood está ficando sem profissionais competentes para escrever, criar histórias e roteiros descentes que vale a pena ser posto na grande tela.

Esses dias em casa estava vendo um programa na TVE que não sei o nome, até por que não vejo a TVE. O que me fez parar para assistir ao programa foi o fato de estar passando A Escolinha do Professor Raimundo com Chico Anisyo e sua trupe, e os entrevistados eram Lucio Mauro pai e filho, falando justamente sobre isto. Os dois dawn-of-the-deadfalaram uma grande realidade, tanto no teatro quanto na TV é a pobresa dos conteúdos e a  necessidade de puxar do passado clássicos que se consagraram já que no presente não existe ninguém competente o suficiente para criar diversão, e no futuro então… dá medo só de imaginar.

Voltando à 7ª Arte, Não é a primeira vez que isto acontece e com certeza não será a última, o problema é que antes se esperava as vezes 30 anos para se fazer um remake, e hoje se faz com intervalos extremamente curtos como aconteceu com Hulk que teve um remake em 5 anos, e o que é pior, o resultado do segundo conseguiu ser pior que o primeiro. Se for pra fazer histórias sofríveis, então escolham o caminho como o Zack Snyder fez com Madrugada dos Mortos em 2004 que usou o clássico de Romero para se inspirar e fazer o seu filme.

the-hulk-od-2003 Daí o título, O Incrível Hulk, o sofrível Justiceiro entre outros são meras cópias de filmes, bem diferentes de O Massacre da Serra Elétrica, Madrugada dos Mortos são exemplos que verdadeiros remakes funcionam.

O problema é jogar histórias dentro de um balaio e misturar tudo e pensar que tem como se fazer remake assim, como aconteceu com Aliens Vs. Predador. Remakes funcionam bemthe_hulk_3 com filmes de suspense, mas dae a se fazer com filmes de ação já é um pouco demais. Grandes clássicos devem ser mantidos para que as pessoas os apreciem pelo que eles foram na sua época. Não tem como refilmar clássicos como Cidadão Kane, Ben-Hur e O Exorcista, pois é o conjunto da obra que faz deles clássicos.

be-kind-rewind Não estou eu dizendo aqui que a produção está fadada ao fracasso, pode ser até que funcione, mas é necessário ter cuidado ao andar neste terreno pantanoso. Até por que abre possibilidades de um qualquer querer “suecar” Indiana Jones, Star Wars e Máquina Mortífera. Como foi mostrado no ótimo Rebobine por favor (Be kind rewind de Michael Gondry 2008).

Você deve se perguntar então que estou torcendo o nariz para o star_trek_2009_poster_1 novo Star Trek, ledo engano caro cinéfilo, esta produção tem como capitão J. J. Abrams que tem no curriculum coisas pequenas como LOST, simplesmente a série mais comentada de todos os tempos e Missão Impossível 3. Em comparação ao Robert Rodriguez, o último filme descente que ele fez foi Um Drink no Inferno de 1996, depois disso ele fez o dispensável Prova Final (The Faculty, 1998), Trilogia Pequenos Espiões que é um filme família muito ruim e Era uma vez no méxico que só serviu para manchar a trilogia do Mariachi, só não podemos afirmar que ele só fez m&rd@ por que neste meio tempo ele fez Sin City.

Então deixo pra vocês decidirem em quem apostar… enquanto isso, quem não viu procure e quem já viu reveja o ótimo O Predador (Predator de John Mctiernan, 1987) vejam o trailer e um Há 20 anos…

Nenhum comentário: