A luta pela esperança (Cinderella Man de Ron Howard, 2005)
Confeço a todos que tenho certa resistência a filmes de drama, primeiro por não gostar de ficar chorando enquanto olho uma película, e segundo por que normalmente os filmes vem embutido de uma carga emocional muito grande, dae a conotação drama da película. Meu conceito só muda um pouco quando se trata de uma produção baseada em fatos reais.
Esta produção em questão é uma história a lá Rocky Balboa, mas a grande diferença é a carga emocional que Rocky nunca conseguiu mostrar. Onde aqui não é por honra ou qualquer outra coisa que o herói luta, mas sim pelo sustento de sua própria família. A produção conta a história de como o boxeador James Braddock conseguiu sobreviver e dar a volta por cima na grande quebra americana da década de 30.
Ron Howard já provou que sabe fazer um bom drama, Com Apollo 13 de 1995, Uma mente brilhante de 2001 também com Russel Crowe. E neste conseguiu provar mais uma vez que entende do assunto. A película consegue mostrar de uma forma sutil tudo que se é capaz de fazer pela família.
Existe uma cena que mostra o drama da mãe e não ter o que dá aos filhos que somente com imagens é possível ficar com um nó de manrinheiro gigante na garganta, comentei com minha esposa que se em Dois filhos de Francisco a diretor Breno Silveira tivesse feito a metade daquilo conseguiria o efeito de a imagem transcender o diálogo.
Para encerrar informo que este é o típico filme que se vê no colégio para se fazer trabalho sobre. E assim como todos os outros este é indispensável de ser visto… por falar nisso, não sei o por que fiquei tanto tempo sem ver este filme.
Ahhh sim, lembrei, tenho resistência a filmes de drama ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário