quinta-feira, 5 de junho de 2008

"CINEMA"

Cinema... esta palavra representa um universo tão vasto de filmes, quanto a Via Láctea talvez, com suas galáxias e tudo o mais. O filme me faz viajar no tempo e espaço como um tele-transportado, a magia de passar um tempo vivendo a vida de vários personagens nas mais variadas situações do drama à comédia, do suspense à ação me fascina e diverte. Sendo interessante voltar a viver o cotidiano pessoal como se tivesse fechado uma janela em que nas duas ou mais horas anteriores fui testemunha ocular e participante.

Os filmes deixam marcas indeléveis em nós, o primeiro que me marcou foi Blade Runner, um filme adiante de seu tempo e do entendimento da maioria ele me passou o sentimento comum a todos nós de porque estamos aqui e quanto tempo temos, as mesmas perguntas que consumiam e angustiavam os replicantes. O último que me fez pensar foi Antes de Partir uma obra-prima na minha opinião pois trata a morte iminente, como uma forma de aproveitar a maior dádiva que recebemos com intensidade e prazer delirante mostrando que “preciosas” não são as coisas que podemos comprar com dinheiro e sim as que conquistamos com o coração.

Um abraço forte para Josef “Overless” Teixeira.

Beto Schmitt

Aproveitando o ensejo divido com vocês uma curiosidade, sempre ouvimos falar que o cinema é a 7ª Arte, mas quais são as outras 6? Abaixo segue a lista que encontrei no wikipedia pesquisando sobre o assunto.

Manifesto das Sete Artes

O termo sétima arte para designar o cinema foi dado por Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, em 1911. Essa referência é apenas indicativa, cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam sua linguagem e classificadas da seguinte forma:

1ª Arte - Música (som);
2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte - Pintura (cor);
4ª Arte - Escultura (volume);
5ª Arte - Teatro (representação);
6ª Arte - Literatura (palavra);
7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores somado a 11ª).

Há uma certa dúvida se a ordem colocada estaria correta, porém um maior número de pessoas concorda com a ordem encontrada, apenas criando uma grande dúvida na posição do teatro e da literatura.

Outras formas expressivas também consideradas artes (honorárias, posteriores ao manifesto):

8ª Arte - Fotografia (imagem);
9ª Arte - Arte Seqüencial (quadrinhos);
10ª Arte - Videogame (apenas jogos com histórias);
11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).

Nenhum comentário: