terça-feira, 24 de março de 2009

pdc

 Hard Rain – Águas Mortíferas

hard_rain

No meu último post da categira “Assista antes de Morrer…”, levantei uma questão.
O que é melhor: Assistir um bom filme novamente ou assistir um bom filme pela primeira vez?

Deixo o nosso e-mail de contato para uma possível e mais próxima resposta possível. cinephobia@gmail.com

E no último fim de semana, esta dúvida me perseguiu. E sem chegar a uma resposta plausível, me veio a cabeça um bom filme para se assistir quando não se tem mais nada que preste na televisão. Sendo a mesma a Cabo ou Aberta.

Hard Rain – Águas Mortíferas,1998 (Tempestade, título no Brasil).
Antes de qualquer outra coisa digo: Este filme é muito inteligente, original e de um belo roteiro. Datilografado por Graham Yost, o mesmo roteirista de Velocidade Máxima, 1994. E de A Última Ameaça – Broken Arrow, 1995.

hard_rain_cena1

Sinopse: Uma fortíssima tempestade isola uma cidade e impede todo tipo de atividade. Apesar disso, um obstinado motorista (Slater) decide fazer a sua última entrega de qualquer jeito. No caminho, é surpreendido por um bando de assaltantes, mas consegue escapar levando o dinheiro. Na fuga, encontra uma arquiteta (Minnie), decidida a preservar os vitrais de uma igreja durante a enchente. Mas os bandidos, liderados por Jim (Freeman) virão atrás dele.

Como eu havia dito, o roteiro é esplendido! Sem praticamente nada de furos e piadas hollywoodianas. Pois o filme não deixa nada a desejar, com surpresas, ganancias e metas a serem cumpridas a qualquer custo. Deixando de lado até mesmo o distintivo!
Um outro fator que me cativou e muito, na época em que assisti pela primeira vez, foi o mesmo que aconteceu com o filme O Predador, 1990.
Na trama tem se uma mulher à ser abusada a qualquer momento, e quase que ninguém lhe dá olhares. Há não ser a tentativa sem sucesso do policial que é golpeado antes do fato. (risos)

hard_rain_cena2

Os policiais de saco cheio de cumprir ordens de políticos que fogem da cidade, e na saída ainda deixam ordens junto de piadas nada engraçadas, para aqueles homens quem tem de Servir e Proteger. E cumprir o que na verdade?… Um caos que não se tem mais o que fazer, há não ser tentar bloquear ao máximo as entradas da cidade com barricadas e assistir a água/tempestade inundar tudo e todos. Isto tudo os leva a pensar e muito quando ficam sabendo pelo motorista [carro-forte] quando o prendem, sobre a quantia em dinheiro que está em um lugar da cidade em toda aquela água.

Vale lembrar para os cinéfilos que Hard Rain – Águas Mortíferas, não seria talvez, um filme para uma das categorias “Assista antes de Morrer” ou “Não assista, é de Morrer”. Neste caso cabe a cada cinéfilo a sua classificação. Mas digo e repito: este é um bom filme para se assistir novamente quando não se tem opções.
E para quem ainda não assistiu, deixo aqui então como sendo uma boa dica.

Há, e não confie na policia aonde envolve dinheiro. Na verdade em quase ninguém aonde envolve dinheiro.

PS: O Trailer abre com a logo marca da Universal. Mas o filme é da Paramount Pictures. Porquê?… Ótima pergunta!

Nenhum comentário: